Por Cristiane Gracioli

O nome de Nazaré foi dado devido a uma lenda, na qual a Nossa Senhora de Nazaré teria aparecido para salvar o D. Fuas, o alcaide do Castelo de Porto de Mós. Os moradores contam essa história e não há turista que resita. Mas o mundo soube de sua existência e o turismo explodiu, devido ao tamanho monumental de suas ondas, tudo porque a geologia em frente à praia apresenta uma fenda profunda e extensa conhecida como o canhão de Nazaré.

cidade de Nazaré

Vale destacar que a região é de uma grande riqueza história e patrimonial, sendo uma vila fantástica para passar férias e conhecer um pouco mais do país e suas tradições. Para se ter uma ideia, Alcobaça, é uma cidade histórica.

Sítio da Nazaré

cidade de Nazaré

O Sítio da Nazaré é um dos principais bairros, onde toda a história da cidade começou. Ele fica no alto de uma montanha e é um local onde prevalece a peregrinação e culto, já que foi lá que a Nossa Senhora de Nazaré, segundo a lenda, apareceu. O acesso até o topo do Sítio se dá ou de carro ou a pé, através de uma escada. Mas há também um bondinho. No topo, alguns pontos como o Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, o Miradouro do Suberco, a Ermida da Memória, o forte de São Miguel Arcanjo e, claro, a Praia do Norte das ondas gigantes.

Praia do Norte – ondas gigantes

cidade de Nazaré

Rodeada por dunas, bosques e pinheiros a famosa praia das ondas gigantes é uma das mais bonitas, justamente pela integração de toda essa vegetação ao mar. Foi na Praia do Norte que se deu o maior recorde mundial de onda já surfada, de 30 metros por Garret McNamara, em 2011. Essas grandes ondas só acontecem no fim do outono e inverno, quando é a alta temporada para o surf em Portugal. Na Praia do Norte se realizam ainda dois campeonatos internacionais: Nazaré Pro (de bodyboard) e o Nazaré Challenge, que faz parte do circuito Big Wave Tour do WSL (World Surf League).

Praia da Vila

cidade de Nazaré

A Praia da Vila ou Praia da Nazaré é uma das praias mais famosas da cidade, no qual se dava a maior parte da atividade piscatória da cidade. Com ondulação forte, é também uma praia que merece atenção. É possível subir até ao Sítio da Nazaré, graças a um funicular que há lá justamente para facilitar a subida e descida. Esse funicular já tem mais de 100 anos e originalmente funcionava a vapor. Cada viagem custa 1,20€ para adultos e o trajeto leva em torno de 15 minutos.

Comer em Nazaré

cidade de Nazaré

A gastronomia de Nazaré se destaca pelos pratos à base de peixes e mariscos, que são preparados de diversas formas e a maioria dos restaurantes, ou tascas, como são chamados, oferece com fartura. É só escolher e experimentar o sabor desta vila internacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

5 × 1 =