Nikeland, espaço dentro do jogo Roblox - Foto: Divulgação
Nikeland, espaço dentro do jogo Roblox - Foto: Divulgação

Você sabe o que é o metaverso? Desde que o Facebook mudou seu nome para Meta e anunciou que vai investir na realidade virtual, o termo ganhou relevância e tem se mostrado de interesse pelos grandes players do mercado.

Mas afinal, no que isso tudo consiste? De forma resumida, trata-se de um espaço virtual online, compartilhado por pessoas que utilizam realidade virtual e aumentada para interagirem de diferentes maneiras dentro desse ambiente.

O cenário digital passa por uma mudança com a presença dos NFTs (os chamados tokens não tangíveis) que já são vendidos por valores inimagináveis nas redes, e deve se fortalecer ainda mais com as gerações cada vez mais conectadas.

AS MARCAS

E se envolve Facebook, mídias sociais e multidões empolgadas em busca de “comprar” essa ideia, certamente marcas estão envolvidas. Grandes nomes dos mais diferentes segmentos já começaram a investir no meio. Nike, Gucci, Balenciaga, Fortnite e tantas já estão envolvidas no metaverso. Por isso, a redação da Campinas Café separou uma lista com 5 marcas e algumas participações neste “novo mundo”.

1 – Nike

A Nike, em 2021, criou a Nikeland dentro do jogo Roblox e anunciou a compra da empresa Artifact Studios (RTFKT), especializada na criação de tênis e artefatos digitais. O foco é crescer no meio e chamar os dois públicos: os gamers e os amantes da noda.

2 – Gucci

A lendária marca italiana de moda também começou a se mexer. Buscando NFTs, a Gucci vendeu a bolsa Dionysus dentro do jogo Roblox pelo valor de US$4.115. Detalhe: Isso é mais do que ela custa no mundo real.

3 – Stella Artois

A tradicional cerveja belga, que é conhecida por estar envolvida nas pistas de corrida de cavalos, agora também patrocina um jogo online de corridas de cavalos com a Zed Run, plataforma baseada em blockchain.

4 – Fortnite

Um dos jogos mais populares do mundo, se não o maior, é um dos maiores investidores no Metaverso. Criado pela Epic Games, faz diversos eventos e collabs dentro do jogo, inclusive recebendo um aporte de US$1 bilhão para desenvolcer e criar seu próprio universo. Fazendo parcerias com Vingadores, montadoras, artistas do pop e do rap, mundo da moda como Gucci e Burberry.

5 – Ralph Lauren

Com a criação do “Winter Scape”, que é uma área de patinação com a possibilidade de comprar coleções da marca do ano de 1999, tudo isso também dentro do jogo Roblox. Mais de um milhão de pessoas já visitaram o ambiente.