Ícone de nuvem C Campinas Ícone de calendário Ícone de hora
Search
Close this search box.

Instituto Anelo realiza o Festival Transforma 2023 em Campinas

Redação Graciolisetembro 28, 2023

Foto: divulgação

Três dias de agenda de shows e workshops gratuitos: assim será o Festival Transforma 2023, evento que chega à sua quarta edição entre os dias 6 e 8 de outubro, no Jardim Florence, periferia de Campinas (SP). A realização é do Instituto Anelo, associação sem fins lucrativos que há 23 anos oferece aulas de música no Distrito do Campo Grande.

A programação do festival vai ocupar a sede do Anelo e também as instalações do CEU Florence – Mestre Alceu. Contará com a participação de nomes de destaque no cenário musical brasileiro e de arte-educadores reconhecidos em seu campo de atuação, além de uma convidada internacional: a cantora e compositora italiana de jazz Susanna Stivali.

Parceira do Instituto Anelo desde 2015, Susanna, que também é professora, estará à frente de três atividades: uma oficina sobre Práticas de Banda Avançadas; uma apresentação com a participação dos alunos do workshop; e um show acompanhada pelo Anelo 6teto, um dos grupos artísticos ligados à instituição campineira e com o qual ela já teve a oportunidade de colaborar em shows e gravação.

Além de Susanna e Anelo 6teto, outros nomes confirmados no Transforma 2023 são: os guitarristas Beto Kobayashi e Michel Leme; as arte-educadoras Ciça Baradel, Silmara Drezza, Maressa Manfre e Talita Bianchini; o trompetista Diego Garbin; a violinista Shinobu Saito; o pianista Rafael dos Santos; o percussionista Léo Rodrigues; o coletivo Patuscanto; e os grupos Edu Guimarães Quarteto, Trio Mangabeira, Pretas & Pretos e Orquestra Anelo (confira abaixo a programação e o currículo dos convidados).

O Festival Transforma 2023 é um projeto realizado com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC 2022. A participação de Susanna Stivali tem apoio do governo italiano por meio do projeto Jazz IT Abroad do Ministério das Relações Exteriores (Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale) e de Cooperação Internacional e Itália Music Export.

 

Aposta no aprendizado pela prática

Lucas Bohn, coordenador do festival, explica que o Transforma 2023 aposta no protagonismo dos alunos não só nas oficinas, mas também no palco. Segundo ele, o principal enfoque da organização foi o aprendizado pela prática, e o público vai colher os frutos disso em algumas das apresentações.

“Os alunos que participarem ativamente das oficinas de prática de banda com Beto Kobayashi e Susanna Stivali, bem como os alunos que trabalharão com Diego Garbin, apresentarão concertos baseados no repertório trabalhado nos workshops. Claro que, além da presença dos alunos, contaremos com shows de grandes músicos. Temos certeza de que será uma grande oportunidade tanto para quem toca um instrumento quanto para quem ama a música”, diz.

Para ele, é muito significativo que esse evento seja patrocinado pela Prefeitura, por meio dessa ferramenta super importante para a cultura de Campinas, que é o FICC. “Primeiro, porque traz para a periferia de Campinas o acesso à arte de uma maneira profunda”, afirma o coordenador.

E completa: “No Instituto Anelo, acreditamos que a música transforma. Essa não é somente uma frase de impacto, de marketing, mas está no cerne de quem somos, da nossa história, no dia a dia da instituição. Trazer, por meio dessa imprescindível ferramenta, artistas de grande importância na cena para perto daqueles que buscam a música ou que simplesmente a apreciam, em um local muitas vezes preterido, é, sem dúvida, transformador. Além disso, é um passo na direção do fomento da economia dos que produzem cultura numa região muitas vezes esquecida neste sentido”.

Vale ressaltar que as oficinas do Transforma 2023 são voltadas especialmente para os alunos do Instituto Anelo, que já vêm trabalhando o material dos workshops em sala de aula ao longo do ano letivo. Porém, qualquer pessoa interessada poderá acompanhar as atividades como ouvinte, sem a necessidade de fazer a inscrição antecipadamente – basta chegar ao local e horário indicados.

 

Festival começou em plena pandemia

Criado em 2020, em plena pandemia da Covid-19, o Festival Transforma teve sua primeira edição 100% online, no formato de lives com professores e convidados especiais. Em 2021, o evento foi híbrido. Ou seja: mesclou a exibição de apresentações gravadas, conforme as normas sanitárias vigentes à época, de nomes como Sérgio Britto (Titãs), Filó Machado e Mateus Sartori, sempre acompanhados de músicos do Anelo, com lives voltadas a temas pertinentes à educação musical. Tudo no canal do Instituto no YouTube.

Em 2022, pela primeira vez, o Transforma foi totalmente presencial, numa edição que contou com a participação de nomes como Walmir Borges, importante expoente da música preta brasileira; Ricardo Matsuda, um dos instrumentistas mais respeitados de Campinas; e Shinobu Saito, que volta ao evento agora em 2023, entre outros.

 

Festival Transforma 2023
Data: De 6 e 8 de outubro (SEXTA a DOMINGO)
Onde: Instituto Anelo (Rua Vicente de Marchi, 718, Jardim Florence, Campinas-SP) e CEU Florence – Mestre Alceu (Rua Lasar Segall, 110, Jardim Florence, Campinas-SP)
Entrada: gratuita (tanto para os shows quanto para as oficinas)
Observação: Não há necessidade de realizar inscrição para as oficinas. Porém, quem não for aluno do Anelo, participará como ouvinte (os alunos já têm trabalhado o material dos workshops em sala de aula).

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 6/10/2023 (SEXTA-FEIRA)

OFICINAS

Progressões Típicas para instrumentos harmônico/melódicos
Com: Beto Kobayashi
Horário: Das 14h30 às 16h30
Local: Auditório do Instituto Anelo

Prática de Banda Iniciante
Com: Beto Kobayashi
Horário: Das 16h30 às 18h30
Local: Auditório do Instituto Anelo

SHOWS

Michel Leme + Trio Mangabeira
Horário: 19h
Local: Auditório do CEU Florence – Mestre Alceu

Grupo Pretas & Pretos
Horário: 20h
Local: Auditório do CEU Florence – Mestre Alceu

Dia 7/10/2023 (SÁBADO)

OFICINAS

Fabricando Música
Com: Maressa Manfre e Talita Bianchini
Horário: 8h às 10h
Local: Auditório CEU Florence – Mestre Alceu

Orquestra de Cordas
Com: Shinobu Saito
Horário: 9h às 11h
Local: Auditório do Instituto Anelo

Práticas de Banda Avançadas
Com: Susanna Stivali
Horário: Das 11h às 13h
Local: Auditório do Instituto Anelo

Orquestra de Sopros
Com: Diego Garbin
Horário: Das 14h às 16h
Local: Auditório do Instituto Anelo

Vivência Musical com os Pais
Com: Ciça Baradel
Horário: Das 16h30 às 18h
Local: Auditório do CEU Florence – Mestre Alceu

Introdução à Improvisação
Com: Diego Garbin
Horário: Das 16h30 às 18h30
Local: Auditório do Instituto Anelo

Percussão e Bateria
Com: Léo Rodrigues
Horário: Das 16h30 às 18h30
Local: Sala Multiuso 2 do CEU Florence – Mestre Alceu

SHOWS

Patuscanto
Horário: 10h30
Local: Auditório do CEU Florence – Mestre Alceu

Edu Guimarães Quarteto
Horário: 14h
Local: Auditório do CEU Florence – Mestre Alceu

Prática de Banda com Beto Kobayashi
Horário: 18h30
Local: Auditório do CEU Florence – Mestre Alceu

Prática de Banda com Susanna Stivali
Horário: 20h
Local: Auditório do CEU Florence – Mestre Alceu

Dia 8/10/2023 (DOMINGO)

OFICINA

Coral
Com: Silmara Drezza
Horário: Das 8h às 10h
Local: Auditório do CEU Florence – Mestre Alceu

SHOWS

Susanna Stivali & Anelo 6teto
Horário: 10h30
Local: Auditório do CEU Florence – Mestre Alceu

Mini Orquestra com Shinobu Saito & Rafael dos Santos
Horário: 13h
Local: Auditório do CEU Florence – Mestre Alceu

Orquestra de Sopros com Diego Garbin
Horário: 15h
Local: Auditório do CEU Florence – Mestre Alceu

Orquestra Anelo
Horário: 16h30
Local: Auditório do CEU Florence – Mestre Alceu

 

SAIBA MAIS

Mais informações sobre o Instituto Anelo: www.anelo.org.br
Siga o Anelo nas redes sociais: Facebook (facebook.com/institutoanelo), Instagram (@institutoanelo), YouTube (Instituto Anelo Oficial), X (@AneloInstituto) e Linkedin (Instituto Anelo)

Clique aqui e siga a Campinas Cafe no Instagram!

Celular na escola. Entre ajuda e distração: a proibição de uso de celulares na Educação Básica é a saída? 

Alto padrão: Maior edificio de Blumenau tem cobertura de R$ 13 milhões e piscina que remete à praia.

SÉRIE DOCUMENTAL ‘DOSSIÊ CHAPECÓ: O JOGO POR TRÁS DA TRAGÉDIA’ CHEGA AO ID EM 28 DE NOVEMBRO 

Vera Cruz é o primeiro hospital do país a aplicar anticorpoVSR na maternidade

Artigos relacionados