Desde o dia 2 de abril, os brasileiros podem contar com a telemedicina no combate ao coronavírus. A central 136, disponibilizada pelo Ministério da Saúde para dar apoio à população durante a pandemia, possibilita o esclarecimento de dúvidas e uma análise criteriosa dos sintomas. Dos 1,8 milhão de atendimentos realizados até o momento, 700 mil contatos foram realizados exclusivamente pelo chatbot. E mais de 1,1 milhão de casos classificados como médio e alto risco passaram para a atenção personalizada: o suporte humanizado, realizado por profissionais da TopMed, dá orientações, tira dúvidas e faz uma avaliação minuciosa de cada caso. Se necessário, o paciente é orientado a procurar uma unidade de saúde. De acordo com Renata Zobaran, Diretora de Saúde da empresa, até o momento, a equipe já conseguiu manter em casa 85% do 1,1 milhão de pessoas que entraram em contato para tirar dúvidas sobre a Covid-19.

“Proteger as pessoas em isolamento é essencial para a contenção da doença. Aquelas que não são direcionadas para unidades físicas de saúde, mas que, ainda assim, exigem acompanhamento, recebem ligações para que os profissionais acompanhem a evolução do quadro de saúde delas. Em alguns casos, é possível que o mesmo paciente receba três ou quatro contatos. O acompanhamento só é encerrado quando os sintomas desaparecem”, explica Renata Zobaran.

TopMed
Dra. Renata Zobaram Diretora de Saúde da TopMed

Ainda assim, alguns problemas podem surgir nos pacientes que não apresentam sintomas da Covid-19 como, por exemplo, crises de ansiedade. Nesses casos, auxiliares de enfermagem e enfermeiros também estão preparados para ajudar. Algumas medidas simples, como exercícios de respiração podem ajudar e, dessa maneira, a empresa catarinense também auxiliar na diminuição da propagação do vírus, mantendo o cidadão em casa.

“Podemos afirmar que o TeleSUS é o maior serviço de telemedicina do mundo. Marcar a história por democratizar o acesso à saúde de qualidade no maior país da América Latina é a comprovação de que estamos no caminho certo”, ressalta Renata Zobaran.

Há mais de dez anos no mercado, a TopMed auxilia na prevenção e análises clínicas dos brasileiros. Além do trabalho feito em parceria com áreas governamentais, a empresa também oferece atendimento personalizado para empresas. É o caso do “Saúde Emocional”, ferramenta de prevenção, focada na atenção e suporte para resolver situações pontuais relacionadas ao ambiente pessoal ou corporativo. Afinal, diversas pesquisas apontam que, manter a saúde psicológica e emocional dos colaboradores, é fundamental para garantir o bem-estar e, consequentemente, uma melhora no desempenho profissional.