Início Variedades Pets Acupuntura Veterinária: terapia alternativa para o bem-estar dos pets

Acupuntura Veterinária: terapia alternativa para o bem-estar dos pets

0
617
acupuntura pets

Seja para a prevenção ou tratamento, as terapias alternativas abrem as portas para novas possibilidades do bem-estar animal e contribuem na redução do uso de medicamentos em animais idosos ou com dores crônicas. Acupuntura, fitoterapia chinesa, moxabustão, homeopatia e ozonioterapia são apenas alguns dos braços da Medicina Tracidional Chinesa, que podem ser aplicados à favor dos bichinhos. “A busca por estas práticas tem sido crescente entre os tutores como uma maneira de incluir na rotina de seus pets recursos mais saudáveis, menos invasivos, que levam em consideração a totalidade do ser e o contexto familiar em que estão inseridos”, explica a médica veterinária pela FMVZ Unesp, Patrícia Souza Martins. E foi exatamente esse equilíbrio que Paola Schoqui notou em Chico, seu Bulldog Francês de oito anos, após realizar sessões de acupuntura e ser tratado com homeopatia para controlar os sintomas de câncer de pele. “Por ser um paciente renal, essa foi a melhor opção. Faz quatro anos que o Chico possui esse atendimento integrado e, por isso, está controlado. E a sensibilidade e paciência da profissional estendem o tratamento também a nós, tutores”, conta Paola. Acompanhe a entrevista e entenda os benefícios da acupuntura.

acupuntura pets
Patrícia Souza Martins

1)Como é feita a acupuntura em animais?

Pode ser realizada no consultório veterinário ou a domicílio, com o cão sobre a mesa  de atendimento ou no chão. Muitos proprietários costumam  levar uma coberta ou uma caminha que o animal goste.

2)Qual é a primeira reação dos pets?

É comum que eles fiquem agitados na primeira vez, mas depois eles passam a aceitar naturalmente as ‘agulhadas’, sendo que muitos dormem e relaxam durante as sessões. É claro que sempre existem exceções. Neste caso, a contenção forçada é contra-indicada e estes pacientes poderão se beneficiar das outras técnicas como a fitoterapia e moxabustão.

acupuntura pets
Chico, Bulldog Francês da Paola Schoqui

3)Para que ela é indicada?

A acupuntura tem inúmeras indicações ortopédicas (artrites, displasia coxofemoral, doenças articulares degenerativas, tendinites, fraqueza e atrofia muscular secundárias a outras patologias); neurológicas (paralisias, hérnias de disco, sequelas de AVC, injúrias de nervos periféricos); além de auxiliar no manejo da dor, controle de obesidade, distúrbios comportamentais, suporte de animais geriatras, renais e hepáticas, distúrbios endócrinos, digestivos, respiratórios, genito-urinários, dermatológicos e doenças do sistema imune. As práticas integrativas podem ser consideradas grandes aliadas na prevenção e tratamento de doenças como um recurso na busca pela longevidade.

4)Como ela funciona?

Os estímulos feitos em pontos específicos alcançam o sistema nervoso central e provocam um fenômeno de neuromodulação, resultando na liberação de variadas substâncias (principalmente neurotransmissores), que modulam funções motoras, sensoriais, autônomicas, neuroendócrinas e emocionais. Portanto, seu maior benefício é o equilíbrio do organismo.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui