Por Mariana Arruda

366 dias, 52 semanas e 1.584 horas: esses são os números que irão moldar 2020. Afinal, cada instante é muito importante para definir um novo ano que se inicia. Por isso, no mês de dezembro, conforme a tradição, rituais são preparados para trazer boas energias e muita sorte para os acontecimentos do próximo ciclo. E você, possui algum costume nessa época do ano? rituais de réveillon

Retrospectiva para o futuro

Ao falar em novo ciclo, é comum refletir sobre os acontecimentos que marcaram o ano

Carla Brandão - rituais de reveillon
               Carla Brandão

que se foi. Porém, segundo a jornalista, palestrante e life coach, Carla Brandão, a retrospectiva anual precisa ser levada para um eixo diferente daqueles vistos em

telejornais. “Precisamos olhar sim as coisas ruins que não deram certo, mas de nada adianta a lamúria e a sensação de frustração. Se deu algo errado, é preciso verificar imediatamente o que pode ser feito para mudar. Isso evita perda de energia”, explica.

rituais de réveillon
                 Rogério Bosso

Para o Coordenador de Psicologia da Faculdade Anhanguera Taquaral e Mestrando de Psiquiatria e Psicologia Médica, Rogério Adriano Bosso, esse exercício é importante já que pode levar ao autoconhecimento. “Vale a pena fazer um levantamento do ano que se passou atentando-se aos seguintes pontos: quais foram os principais aprendizados que teve sobre a vida e sobre si mesmo? Com quem pôde, de fato, contar? O que precisa ficar em 2019 e o que precisa de continuidade em 2020? Tirar um tempo, em um lugar sossegado, para refletir sobre essas questões, com certeza, fará você se conhecer melhor”, conta Rogério.

Gratidão: o que significa?

rituais de réveillon
            Géssyca Saturnino

O termo foi disseminado com exagero nos últimos meses. Afinal, ter gratidão pelas coisas realmente mudam a forma de viver? De acordo com a psicóloga Géssyca Saturnino, o exercício de retrospectiva pode auxiliar na busca verdadeira pelo sentimento. “Gratidão é o sentimento de satisfação por algo bom que recebemos. Quando nos sentimos verdadeiramente gratos por algo que nos foi concedido, significa que estamos satisfeitos e que valorizamos as coisas que temos, acreditando que através disso, atrairemos coisas boas, pensando de forma positiva. Pessoas que tem o hábito de reconhecer as coisas boas que lhe acontecem, são mais sensíveis, compreensivas e praticam mais a empatia”, diz.

Além disso, a dica da psicóloga para exercitar esses pensamentos é sempre observar e analisar tudo o que tem e que consegue no dia a dia, ainda que não seja o que você almejou. “Todos os dias tente ser grato por pelo menos três coisas. Este exercício de observação o ajudará a reconhecer as coisas boas que lhe cercam”, completa.

Lista de desejos

rituais de réveillon
                   Fátima Moral

Quem nunca enumerou diversos afazeres para o próximo ano? Definir metas para serem cumpridas tornam o próximo ciclo ainda mais produtivo. Segundo a oraculista, Fátima Moral, o planejamento deve ser feito na primeira semana de janeiro. “Sento calmamente e vou escrevendo todas as coisas (grandes e pequenas) que desejo para o ano que se inicia. Nesse momento organizo minha agenda anual com as atividades macros que quero realizar, como os grandes eventos”, explica Fátima.

Ritual Campinas Cafe

Confira as tradições que a equipe Campinas Cafe segue aos finais de anos:

rituais de reveillon
@estevampelomundo

Tento finalizar qualquer pendência que eu deixei em aberto com alguma pessoa para começar o ano sem nenhuma energia ruim ou algo inacabado. E também uso uma cueca azul para passar o réveillon e ter mais viagens”.
– Lucas Estevam 

Graziela Caproni - rituais de reveillon
 @grazicaproni

 

 

“Procuro ficar conectada com a minha espiritualidade e com o universo”
– Grazi Caproni

Fabiana Murgel e Thais Uliana
Fabiana Murgel e Thais Uliana

 

“O que a gente não faz é comer ave porque cisca e anda para trás. Também comemos uva, pois dá mais prosperidade e sorte”.
– Fabiana Murgel e Thais Uliana

 

 

Você sabia?

O costume de celebrar a chegada de um novo ano existe há mais de quatro mil anos. Mas, naquela época, a passagem do tempo era contada pelas estações do ano. Os primeiros a celebrar a data teria sido aqueles que viviam na Mesopotâmia, área que corresponde hoje aos territórios de Iraque, Kuwait, Síria e Turquia. Por dependerem da agricultura para sobreviver, eles celebravam o fim do inverno e início da primavera, época em que se iniciava uma nova safra de plantação. rituais de réveillon

DICA DE RITUAL: escolha o seu preferido

Juliana Motta, rituais de réveillon
                   Juliana Motta

Não tem uma tradição ainda? Fique tranquilo! A redação da Campinas Cafe convidou a terapeuta holística, Juliana Motta, para dar dicas de como entrar em 2020 com as energias renovadas. Confira!

Banho de ervas

Reserve um momento do dia para isso. Leve ao fogo um litro de água, aquecer até ferver e despeje sob um punhado de ervas como lavanda e/ou alecrim. Abafe por 10/15 minutos e aguarde esfriar um pouco para jogar no corpo após o banho.

Limpeza energética do ambiente com alecrim

Para fazer uma limpeza energética em sua casa, abra todas as portas e janelas para que o ar possa circular. Coloque, em um balde, água e um punhado de alecrim. Molhe um pano limpo nesta água e vá passando em toda a casa, começando do último cômodo para a porta de entrada. Quando terminar a limpeza, enxague o pano e jogue essa água fora da casa. rituais de réveillon

Meditação

A meditação consiste, resumidamente, em conseguir manter o foco na respiração abdominal e manter clareza nos pensamentos. Para quem ainda não tem o hábito de meditar, Juliana recomenda fazer isso da forma mais simples possível: escolha um local tranquilo, sente-se de forma ereta, mantenha os olhos semi-serrados e observe a sua respiração; inspire e expire algumas vezes. Toda vez que pensar em algo volte a se concentrar no ato de respirar. rituais de réveillon

 2020 NO TAROT

Luiza Assis - rituais de réveillon
                  Luiza Assis

Outra tradição é consultar os números e as cartas para saber mais sobre o próximo ano. Afinal, qual será a energia do momento? De acordo com a taróloga e coach holística, Luiza Assis, o próximo ano traz a energia do julgamento e da revisão de vida. “Podemos utilizar o número quatro ou o número 20 para as interpretações do próximo ano. Como temos 20 em dobro, e esse número nas cartas representa o julgamento, podemos esperar a necessidade de revisar hábitos que precisam ser mudados”, explica a taróloga.

Além disso, Luiza explica que o ano será marcado pela carta do imperador. “Isso traz a energia da responsabilidade, é uma energia de muito trabalho. Então, tome as rédeas para a sua própria vida, retome seu poder pessoal com muita ação. Ou seja, não se esqueça de agir bastante, não fique apenas pensando no que gostaria de fazer”, completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui