Quer surpreender seus amigos e parentes com uma sobremesa? Abaixo, segue uma sugestão deliciosa de receita retirada do livro Fabulosos (Editora Alaúde). Confira:

Tempo de preparo + cozimento 1h15. Rende 10 porções.

Ingredientes

250 g de manteiga em temperatura ambiente

2 colheres (chá) de essência de baunilha

11/4 xícaras (275 g) de açúcar

3 ovos

21/4 xícaras (335 g) de farinha de trigo com adição de fermento

1/4 de xícara (35 g) de farinha de aveia

3/4 de xícara (180 ml) de leite

150 g de biscoito de chocolate recheado com creme, grosseiramente picado

5 biscoitos de chocolate recheados com creme, esmigalhados

Creme de confeiteiro

3 xícaras (750 ml) de leite

3 colheres (chá) de essência de baunilha

6 gemas

1/2 xícara (110 g) de açúcar

1/3 de xícara (50 g) de amido de milho

60 g de manteiga

200 g de chocolate meio amargo picado

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180 °C. Unte uma fôrma redonda debordas altas com 20 cm de diâmetro e forre a base e as laterais com três camadas de papel-manteiga de modo que o papel ultrapasse a borda em 2 cm.
  2. Coloque a manteiga, a baunilha e o açúcar em uma tigela média e bata com uma batedeira portátil até ficar leve e fofo.Adicione os ovos, um por vez, mexendo a cada adição. Acrescente as farinhas peneiradas e o leite em duas partes, alternando entre eles. Junte o biscoito picado e misture. Transfira para a fôrma preparada e espalhe bem a massa, alisando a superfície.
  3. Asse por 1 hora ou até que um palito inserido no centro saia limpo. Deixe amornar na fôrma por 5 minutos antes de desenformar sobre uma grelha para esfriar.
  4. Enquanto isso, prepare o creme de confeiteiro.
  5. Divida o bolo em três camadas. Bata mais uma vez cada creme de confeiteiro até ficar macio. Coloque a parte de baixo do bolo em um prato ou um suporte de bolo e espalhe metade do creme de confeiteiro de chocolate. Cubra com a parte do meio do bolo e espalhe o creme tradicional. Finalize a montagem com a parte de cima do bolo e espalhe o restante do creme de chocolate. Decore com os biscoitos esmigalhados.

Creme de confeiteiro 

Coloque o leite e a baunilha em uma caçarola pequena e leve ao fogo médio até quase ferver. Bata as gemas, o açúcar e o amido de milho em uma tigela e acrescente o leite quente aos poucos, mexendo sempre. Coloque tudo de volta na panela e leve ao fogo baixo. Cozinhe por 5 minutos ou até o creme ferver e engrossar. Retire do fogo e junte 40 g de manteiga. Separe um terço do creme em uma tigela pequena. Ao creme restante, acrescente o chocolate e o resto da manteiga e misture até dissolver bem. Cubra as duas tigelas e leve à geladeira para esfriar.

DICA: Tanto o bolo quanto os cremes podem ser preparados com um dia de antecedência. Guarde o bolo dentro de um recipiente hermético em temperatura ambiente e deixe os cremes na geladeira, bem cobertos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

17 − 10 =