No próximo sábado, dia 24 de abril, será iniciado um novo ciclo do projeto “Baú das Artes”, que contempla cinco Organizações da Sociedade Civil (OSCs) da cidade de Campinas. Ativa desde 2011, a partir de parcerias com empresas, instituições públicas ligadas à educação e município, a iniciativa beneficiará crianças com idade com dentre 6 e 11 anos que recebem assistência para o desenvolvimento de habilidades sócio emocionais e doação de materiais, como livros infantis, jogos educativos, fantasias e além de instrumentos musicais contidos em um colorido e lúdico baú.

A primeira etapa do projeto promove um “encontro de sensibilização” no qual contará com apresentações de diretrizes e roda de conversa para os pais e comunidade. Além de contar com a participação do do grupo de teatro Cia. O encontro ocorre no Núcleo de Ação Social, no dia 24 de abril, das 13h às 16h30.

Ao longo do ano serão realizados quatro encontros de formação de educadores, com duração de 8 horas cada, que explora a utilização de kits a partir de metodologias lúdicas e educativas para introdução de temas transversais contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). São eles: ‘Meio Ambiente’, ‘Sexualidade’, ‘Ética’, ‘Trabalho e Consumo’, ‘Saúde’ e ‘Pluralidade Cultural’.

Baú das Artes

Adicionalmente às formações será realizado acompanhamento pedagógico sistemático, com visitas técnicas semanais às OSCs. Na conclusão do ciclo anual será realizado um evento final de celebração do projeto, reunindo todas as instituições contempladas ao longo do ano.   

Neste ano, as instituições que receberão as ações do projeto são a Casa de Maria de Nazaré (Unidade III – Casa Hosana), Associação de Assistência Social São João Vianney (Unidade II – Casa Marcondes), Serviço Social Nova Jerusalém (Espaço Crescer e Vencer), Núcleo Ação Social – NAS e Centro Social Bertoni.

Sobre o projeto

O processo metodológico que dá origem ao conteúdo do baú é a Aprendizagem Baseada em Projetos, que envolve o educando em imersão em pesquisa e investigação na busca de soluções para problemáticas pré-concebidas. Cada kit contém Um Manual do(a) Educador(a) e seis Cadernos de Atividades (um para cada tema transversal), que orientarão  o uso dos materiais do Baú pelos educadores.

Para o diretor da Evoluir, Fernando Monteiro,  o projeto contempla um dos grandes objetivos da empresa, que é o incentivo à educação por meio da atividade lúdica. “O Baú das Artes é um recurso pedagógico baseado nos conceitos do aprender brincando e da geração de senso crítico autônomo, destinado ao desenvolvimento de formas de expressão, reconhecimento do outro e socialização, criatividade, leitura e habilidades manuais da criança”, explica.

O projeto, desde sua primeira edição, já contemplou mais de 700 escolas ao redor do país, mostrando índices muito positivos perante alunos e educadores. Em 2018, o projeto esteve nas cidades de Itatiba e Pindamonhangaba, no Estado de São Paulo, além dos municípios de Rio Grande (RS) e Camaçari (BA).

Confira a programação:

 

24/04: Núcleo de Ação Social, das 13h00 às 16h30.
Local: NAS –
Rua Nossa Senhora da Assunção, 1.151 – Real Parque, Barão Geraldo, Campinas – SP.

 

25/04: Casa de Nazaré, das 18h00 às 21h00.

Local: Unidade III – Casa Hosana – Rua Benedito Etelvino Alexandre, 353 – Cidade Satélite Íris I, Campinas – SP.

 

27/04: João Vianney, das 8h30 às 12h00
Local: Unidade II – Casa Marcondes – Rua Francisco Bianchini, 1.119, Vila Georgina, Campinas – SP.

 

04/05: Centro Social Bertoni, das 9h00 às 12h30
Local: Centro Social Bertoni – Rua Maestro Jaime Lopes Diniz, 66, Jardim Nova Europa Campinas – SP.

 

06/05: Centro Social Nova Jerusalém, das 15h30 às 17h30 (crianças) e 19h00 às 20h30 (pais).

Local: Espaço Crescer e Vencer – Rua Presidente Alves, 1.252 – Jardim das Paineiras (crianças) e 19h00 às 20h30 (pais).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

dois × 5 =