O “FestA! – Festival de Aprender 2023” é um convite a descobrir, em uma atmosfera festiva, a pulsante busca pelo aprendizado. O projeto, que acontece gratuitamente, entre os dias 8 e 16/7, no Sesc Campinas, celebra o potencial criativo que pode surgir do encontro do público com as tecnologias e as artes. Nesta edição, o Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Campinas traz um olhar para as relações entre arte, tecnologia e ciência, explorando os conceitos de pesquisa, ciência aberta, divulgação científica e o fazer coletivo. As diversas áreas do conhecimento científico estarão presentes por meio de cursos, oficinas, vivências e bate-papos, abertos a participação dos usuários da unidade.

Abre a programação a oficina “Insetos de Brincar” (Dias 8 e 9/7, sábado e domingo, das 14h às 16h, no Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Para crianças de 6 a 12 anos, acompanhadas por uma pessoa responsável adulta), atividade para toda a família que vai abordar alguns conceitos básicos da anatomia dos insetos. A partir da observação de espécimes reais, as crianças construirão máscaras lúdicas que reproduzirão os aparelhos bucais de vários desses animais. Com educadores do Espaço de Tecnologias e Artes e o biólogo Felipe Brocanelli, do Museu de História Natural de Campinas (MHNC). Inscrições limitadas no local a partir dos 30 minutos que antecedem a atividade.

A discriminação que cerca o funk é o objeto do bate-papo “Divulgação Científica e o Funk: 10 Anos sem MC Daleste” (Dia 8/7, sábado, das 15h às 18h, no Espaço Arena. Grátis. Livre). O encontro vai analisar as origens dos preconceitos sociais e musicais contra o funk e a relação destes com as violências e mortes que marcam a história do gênero. O objetivo é desconstruir discriminações enraizadas, refletir sobre a sociedade brasileira e permitir um contato mais aprofundado com a música e a realidade funk. Em 7 de julho de 2023 completa 10 anos que MC Daleste foi assassinado enquanto fazia um show em Campinas. Por isso, a partir de 2016, a data foi escolhida para ser o Dia Estadual do Funk em São Paulo. Neste contexto histórico foi proposto o evento “10 anos sem MC Daleste”. Com Thiagson, professor de música clássica e doutorando em Funk pela Universidade de São Paulo (USP). Retirada de ingressos limitados no local a partir de duas horas antes do início da atividade.

Olhar o passado para ressignificar o presente é o foco da atividade “Sítio Arqueológico no Tanque de Areia!” (Dias 11 e 12/7, terça e quarta, das 10h30 às 12h, no Jardim do Galpão. Grátis. Para crianças de 6 a 12 anos, acompanhadas por uma pessoa responsável adulta). A proposta é instigar a imaginação, procurando vestígios do passado, encontrando provas de vidas ancestrais e descobrindo como eram os animais que hoje não existem mais. Durante as férias de julho vamos aprender mais sobre como é a atuação de um paleontólogo em um sítio de escavação, procurando fósseis e classificando os animais conforme as suas características. Com educadores do Espaço de Tecnologias e Artes e da exposição “Darwin, o Original”. Inscrições limitadas no local a partir dos 30 minutos que antecedem a atividade.

Desvendar os segredos de uma edição é a proposta do “Anansi Lab: Oficina de Publicação Independente” (De 11 a 14/7, terça a sexta, das 18h às 21h, na Sala de Atividades 4. Grátis. 16 anos. Inscrições aqui a partir das 14h do dia 1º/7). Este curso apresentará de forma prática e teórica como publicar um livro de forma independente. O editor, designer e pesquisador Pedro Augusto dos Santos, vai conversar com os participantes sobre processo e projeto editorial, possibilidades gráficas e dimensões afetivas da narrativa.

Pensar a experiência científica através de exercícios poéticos inspira a “Residência ACTlab: Experiências Científico-Artísticas” (De 12 a 14/7, quarta a sexta, das 17h30 às 20h30, no Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. 16 anos). A residência convida à reflexão e visa mostrar que fazer ciência é uma ação que está presente em todos os momentos, camadas sociais e relações cotidianas. A proposta é exercitar uma ciência aberta e acessível, em que cada participante poderá desmistificar paradigmas da área de uma forma criativa e coletiva. Com ACTLab (Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Arte, Ciência e Tecnologias Desviantes). Inscrições aqui a partir das 14h do dia 1º/7.

A Tecnologia abriu um leque de possibilidades criativas. Para ensinar como utilizar as ferramentas disponíveis, o FestA! oferece o curso “Um Mundaréu de Possibilidades: Como Produzir Um Podcast(Dias 13 e 14/7, quinta e sexta, das 14h às 17h, no Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. 14 anos). O podcast é uma ferramenta para a pesquisa e divulgação de diversos temas. Este curso tem por finalidade ensinar o básico para cada um desenvolver seu próprio podcast, desde a idealização, roteiro, gravação e edição até a distribuição dos episódios. Com Isabela Soares e Clarissa Reche, antropólogas e podcasters. Inscrições aqui a partir das 14h do dia 1º/7.

Outra iniciativa voltada para reunir crianças e pais é o “Seres Imaginados” (Dias 13 e 14/7, quinta e sexta, das 14h às 16h, na Comedoria. Grátis. Para crianças a partir de 4 anos, acompanhadas por uma pessoa responsável adulta). Trata-se de uma oficina de criação de seres imaginados a partir do roteiro de uma viagem descrita por um ser humano que desembarca em uma ilha fantástica e tudo aquilo que ele encontra em suas incríveis descobertas. Com Sandra Siqueira, educadora do Espaço de Brincar. Inscrições limitadas no local a partir dos 30 minutos que antecedem a atividade.

Neste momento em que a IA está no centro das atenções, o Festival de Aprender traz o curso “Encruzilhadas: Arte, Redes Sociais e Inteligência Artificial” (Dias 13 e 14/7, quinta e sexta, das 14h às 16h. Atividade on-line. Grátis. 14 anos. Inscrições aqui a partir das 14h do dia 1º/7. Dia 15/7, sábado, das 14h às 17h, no Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. 14 anos. Inscrições limitadas no local a partir dos 30 minutos que antecedem a atividade). Este curso promove a reflexão sobre as artes e tecnologias atuais, questionando a arte que aprisiona e impõe hierarquias. Além disso, aborda trabalhos artísticos que desconstroem as lógicas dominantes nas redes sociais, com enfoque contracolonial e inclui temas como práticas artísticas ativistas, inteligência artificial e o papel das redes sociais para repensar a arte, tecnologias e comunicação contemporâneas. Com Larissa Macedo, curadora, artista, professora e pesquisadora.

Observar e descobrir microorganismos é a temática da oficina “MicroMonstros” (Dias 15 e 16/7, sábado e domingo, das 14h às 16h, na Sala de Atividades 4. Grátis. Para crianças de 6 a 12 anos, acompanhadas por uma pessoa responsável adulta). O que é a vida? A partir deste questionamento, a oficina “MicroMonstros” pretende explorar a questão através de um encontro entre arte, ciência e “mão na massa”, construindo um microscópio open source de baixo custo. A finalidade é observar a vida de pertinho e encontrar uma explosão de complexidade invisível que transformaremos em nossos próprios micromonstros. Com Coletivo Sanga. Inscrições limitadas no local a partir dos 30 minutos que antecedem a atividade.

 

SERVIÇO:

DIAS 8/7 | – sábado
Divulgação Científica e o Funk: 10 Anos sem MC Daleste
Dia 8/7, sábado, das 15h às 18h
Espaço Arena do Sesc Campinas. Grátis. Livre
Com Thiagson, professor de música clássica e doutorando em Funk pela Universidade de São Paulo (USP)
Retirada de ingressos limitados no local a partir de duas horas antes do início da atividade

DIAS 8 E 9/7 | sábado e domingo
Insetos de Brincar
Dias 8 e 9/7, sábado e domingo, das 14h às 16h
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Para crianças de 6 a 12 anos, acompanhadas por uma pessoa responsável adulta
Com educadores do Espaço de Tecnologias e Artes e o biólogo Felipe Brocanelli, do Museu de História Natural de Campinas (MHNC)
Inscrições limitadas no local a partir dos 30 minutos que antecedem a atividade

DIA 11/7 | terça
Sítio Arqueológico no Tanque de Areia!
Dias 11 e 12/7, terça e quarta, das 10h30 às 12h
Jardim do Galpão. Grátis. Para crianças de 6 a 12 anos, acompanhadas por uma pessoa responsável adulta
Com educadores do Espaço de Tecnologias e Artes e da exposição “Darwin, o Original”
Inscrições limitadas no local a partir dos 30 minutos que antecedem a atividade
Anansi Lab: Oficina de Publicação Independente
De 11 a 14/7, terça a sexta, das 18h às 21h
Sala de Atividades 4 do Sesc Campinas. Grátis. 16 anos
Com o editor, designer e pesquisador Pedro Augusto dos Santos
Inscrições aqui a partir das 14h do dia 1º/7

DIA 12/7 | quarta
Residência ACTlab: Experiências Científico-Artísticas
De 12 a 14/7, quarta a sexta, das 17h30 às 20h30
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. 16 anos
Com ACTLab (Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Arte, Ciência e Tecnologias Desviantes)
Inscrições aqui a partir das 14h do dia 1º/7

DIAS 13 e 14/7 | quinta e sexta
Um Mundaréu de Possibilidades: Como Produzir Um Podcast
Dias 13 e 14/7, quinta e sexta, das 14h às 17h
Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Campinas. Grátis. 14 anos
Com Isabela Soares e Clarissa Reche, antropólogas e podcasters Inscrições aqui a partir das 14h do dia 1º/7
Seres Imaginados
Dias 13 e 14/7, quinta e sexta, das 14h às 16h
Comedoria. Grátis. Para crianças a partir de 4 anos, acompanhadas por uma
pessoa responsável adulta
Com Sandra Siqueira, educadora do Espaço de Brincar
Inscrições limitadas no local a partir dos 30 minutos que antecedem a atividade
Encruzilhadas: Arte, Redes Sociais e Inteligência Artificial
Dias 13 e 14/7, quinta e sexta, das 14h às 16h
Atividade on-line. Grátis. 14 anos. Inscrições aqui a partir das 14h do dia 1º/7
Dia 15/7, sábado, das 14h às 17h
Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Campinas. Grátis. 14 anos
Com Larissa Macedo, curadora, artista, professora e pesquisadora
Inscrições limitadas no local a partir dos 30 minutos que antecedem a atividade

DIA 15/7 | sábado
MicroMonstros
Dias 15 e 16/7, sábado e domingo, das 14h às 16h
Sala de Atividades 4 do Sesc Campinas. Grátis. Para crianças de 6 a 12 anos, acompanhadas por uma pessoa responsável adulta
Com Coletivo Sanga
Inscrições limitadas no local a partir dos 30 minutos que antecedem a atividade

Clique aqui e siga a Campinas Cafe no Instagram!