Classificada como zona laranja, segunda fase dentre cinco previstas para a normalização de todas as atividades no estado, o plano de retomada gradual das atividades no Estado de São Paulo prevê a liberação, em Campinas, de atividades como: imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércios, shoppings, indústria e construção civil. A flexibilização, com restrições, acontece a partir do dia 1 de junho.

Apesar de haver a permissão para reabertura  das atividades citadas acima, permanece proibida a volta dos serviços: bares e restaurantes, salões de beleza, academias, teatro e cinema, eventos esportivos, culturais e religiosos. Estas atividades foram classificadas no plano do governo como necessidade de controle rígido.

Para que ocorra a flexibilização, o governo do estado afirma que será necessário flexibilizar os serviços por meio de um decreto, que será levado em consideração os planos regionais, que entre os pré-requisitos está o protocolo de testagem.

O critério de classificação por cor leva em consideração a taxa de ocupação de UTIs, leitos a cada 100 mil habitantes, número de mortes, casos e internações por Covid-19.

atividades em Campinas

Confira as restrições conforme a cor:

Fase 1 – vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais, como indústria e construção civil.
Fase 2 – laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições. Podem voltar a funcionar atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércios e shoppings centers.
Fase 3 – amarela: abertura de um número maior de setores. Está liberado bares, restaurantes e salões de beleza.
Fase 4 – verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3. Academias podem reabrir, mas com restrições.
Fase 5 – azul: todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.