Por Raíssa Zogbi

Caneta, lápis, borracha e papel. Foi-se o tempo em que anotar as tarefas diárias dependia apenas desses quatro itens. A era da personalização inspirou diversas novas formas de planejar as atividades da rotina. Mais do que isso, permitiu uma melhor visualização da semana e do mês, que contribui para organizar e otimizar os compromissos. E, agora, a papelaria inteira foi convidada para entrar em jogo! Os fissurados nesse universo, já devem ter ouvido falar em planner, mas saiba que ele não é apenas uma agenda decorada. A potente ferramenta organizadora, que é febre nos Estados Unidos e na Europa, já está no topo da lista quando o assunto é produtividade, e nós explicamos o motivo! A Campinas Cafe entrevistou a arquiteta especializada em Neuropsicologia e Psicopedagogia, Adriana Olmos, que transformou uma paixão por papelaria em terapia, e o professor de Planejamento de Carreira, Marcelo Veras, que fala sobre a eficiência do planner na produtividade. Acompanhe.

Prazer, Planner!

tudo sobre planner

Nem agenda, nem bloco de anotações, mas um pouco dos dois. Como o nome já diz, o planner é um planejador, que se apresenta em forma de caderno impresso, em diversos formatos, com ou sem espiral, e pode ser datado ou não. A ideia é que o dono use o espaço para incluir o máximo de informações de acordo com a necessidade pessoal e profissional, para auxiliar na organização e planejamento em busca de metas e maior produtividade. O grande diferencial é que cada página pode ser decorada com canetas, adesivos, clipes, entre diversos outros elementos que dizem respeito à semana ou ao que deseja inspirar durante aqueles dias. “Vi que era possível fazê-lo como hobbie e terapia, porque sou apaixonada por papelaria. No início, era tudo muito simples, até que comecei acompanhar sites americanos e via versões completas e personalizadas. A partir da descoberta do planner, em 2017, fui duas vezes aos Estados Unidos e comecei a trazer novidades de lá e ampliei meu ateliê de costura e scrapbook para esse universo. Como já fazia scrapbook, foi mais um estímulo de arte pra mim, que estimula a criatividade e serve como terapia”, conta Adriana.

De acordo com ela, essa técnica de usar cores, adesivos e desenhos auxilia, também, como ferramenta educativa, além de organizar não só tarefas profissionais, mas também hábitos. “Nós humanos somos muito visuais, gostamos do lúdico. Uma ferramenta que permite imagens, símbolos, cores e layout decorado envolve as pessoas, cria engajamento e é mais prazerosa de se trabalhar”, explica o CEO da Unità Educacional e professor de Planejamento de Carreira da Inova Business School, Marcelo Veras. Ele reforça, também, que a ferramenta ajuda a organizar os três recursos escassos que cercam o ser humano: dinheiro, tempo e energia mental. “Saber usá-los com sabedoria te ajuda a alcançar qualquer objetivo, sendo ele um grande projeto ou uma simples tarefa diária”, completa.

Tipos de planner

Planner, Bullet Journal e Memory Planner. A essência é similar, porém cada um desses modelos é direcionado para um segmento da vida da pessoa. Enquanto o planner é voltado para o planejamento pessoal e profissional da rotina e possui páginas já montadas, o Bullet Journal é ainda mais livre e abrangente, porque permite que o criador comece do zero, com caderno em branco, para criar layouts. A partir daí, o dono pode reunir sentimentos como humor, felicidade, tristeza, além de hábitos do dia a dia como beber água, comer frutas, fazer atividades físicas, ler um livro, entre outros. “É meu controle. Vejo o quanto como de fruta, bebo de água, além de me ajudar em atividades como organizar o  cardápio da semana. Ele me ajuda a visualizar a semana como um todo e medir meu humor”, conta Adriana Olmos.

Segundo Veras, se planejar é essencial para a realização da tarefa de forma completa e com qualidade. “O planejamento é regido por três grandes pilares: visão, que é quando você visualiza, de forma ampla e completa, o projeto como um todo e seu resultado; interpretação, o momento em que você monta as rotas para se chegar na visão que teve, e execução, quando é preciso tirar tudo do papel”, afirma.

O Memory Planner, por sua vez, é uma espécie de diário que te permite guardar não só memórias marcantes, mas também pequenos momentos que, no futuro, podem ser esquecidos. “Guardo meus diários desde os 13 anos para ler e relembrar momentos especiais. Sempre escrevi minhas emoções e pequenos detalhes do dia a dia que vão me fazer lembrar da sensação no momento que aconteceram”, completa Adriana.

De hobbie à terapia

tudo sobre planner
Adriana Olmos é adepta da planner e o utiliza como ferramenta organizadora.

Da paixão por papelaria à conexão com o mundo. Adriana criou uma conta no Instagram para divulgar as criações que fazia para seus planners e percebeu que o engajamento com pessoas, que ela nem conhecia, era significativo. Sem cobrar pelo trabalho, ela passou a disponibilizar os adesivos e ilustrações que cria para que qualquer um pudesse imprimir e ter acesso. “É possível adaptar opções criativas, sem ter que comprar o material de outros países, que são muito mais caros. Percebi que tem muita gente querendo aprender e, mais do que isso, com ideias boas para trocar. Há, também, pessoas sozinhas, depressivas, que precisam de carinho e encontraram no planner, um hobbie terapêutico, além de uma forma de se conhecer melhor”, conta Adriana.

tudo sobre planner

De acordo com ela, os trabalhos manuais permitem o envolvimento das pessoas, estimula a criatividade e permite a troca com povos de diversas partes do mundo. “Estou conhecendo pessoas de todo o Brasil, da Itália, Grécia, Uzbequistão”, relata Adriana. Além disso, ela revela que fez três grandes amigas que se reunem através de video chamadas para trocar ideias e inspirações. “Isso me enriquece como ser humano. Hoje, o que me motiva é ter criatividade para me doar no Instagram e servir de inspiração para que as pessoas possam fazer sem gastar”, finaliza. E, para quem busca planejamento, organização ou foco nas metas, a ferramenta se mostra eficiente e auxilia na produtividade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

4 − 2 =