Basta as temperaturas abaixarem para tirarmos os casacos e cobertores do armário. Mas, e os pets? Eles sentem frio? Muitos tutores ainda se questionam sobre como protegê-los do frio. A redação da Campinas Cafe conversou com a médica veterinária da UNIPINHAL, Candy Sigrist Ribeiro (CRMV-SP 17313), que deu dicas para manter a saúde do seu bichinho em dia no inverno. Acompanhe!

Os cães sentem frio?

Sim! Como nós humanos, os pets são animais de sangue quente e também regulam a temperatura do corpo conforme o ambiente. Para identificar se eles estão sentindo frio, basta observar alguns detalhes como tremores, extremidades frias, dormir em formato de “bola”, ficar encolhido ou procurarem lugares para se abrigar.

Como podemos proteger os bichinhos contra as temperaturas mais baixas?

Para os pets que não tem acesso ao interior da casa, certifique-se de que a casinha tenha material ideal para proteger adequadamente das baixas temperaturas, de correntes de vento, umidade e chuva. Deixe um emborrachado embaixo do assoalho da casinha e coloque um colchão ou coberta no interior para o conforto de seu amigo. Para os pets que dormem dentro de casa, coloque sua caminha em locais protegidos de corrente de ar e, de preferência, sobre emborrachados caso o piso seja frio (porcelanato, ceramica, ardozia, azulejos).

As roupinhas são indicadas?

Sim, mas certifique-se de que está no tamanho ideal para evitar desconforto ou até assaduras.

pets no inverno

E os banhos? Deve-se repensar a frequência nessa época do ano?

Evite banhos em dias extremamente frios ou chuvosos e espace-os em intervalos maiores de tempo. Opte por horários mais quentes, como próximo do almoço ou início da tarde.

Os passeios podem ser mantidos?

Os passeios são extremamente importantes para nossos cães, mas em dias chuvosos ou de muito frio, troque por atividades dentro de casa. Em períodos do dia em que a temperatura ficar mais agradável, com certeza vale um passeio.

Nós humanos, costumamos comer mais em dias frios. É indicado aumentar a quantidade de comida ou refeições do pet também? 

Os cães não tem a necessidade de comer mais no inverno. Isso depende muito do gasto calórico de cada animal, independente da estação do ano. Os gatos já tem hábitos diferentes e gostam de comer um pouquinho durante todo o dia, em todas as estações.

Quais as doenças mais comuns no inverno?

A Traqueobronquite infecciosa canina (tosse dos canis) e a Cinomose. A tosse dos canis é uma doença cuja sua transmissão é rápida entre os animais, tem tratamento e seu prognóstico é bom. A cinomose  é uma doença viral que pode deixar sequelas e levar o animal à morte. No inverno, agrava-se pois com as baixas temperaturas o vírus sobrevive e se dispersa mais facilmente. Nos gatos, a doença mais comum no inverno é a rinotraqueíte. Mas, todas essas doenças podem ser evitadas através da imunização correta com vacinas existentes no mercado.

Quais as raças que mais sofrem com as temperaturas amenas?

Em geral os pets pequenos e de pelo curto sofrem mais com o frio. Podem ser SRD (sem raça definida), Pinscher, Chihuahua, Whippet, Daschund e etc. O que vale é estar atento aos sinais do seu amigo e deixar o ambiente quentinho e aconchegante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui