O Dia das Mães é tipicamente uma das datas mais importantes para os brasileiros, e o comércio reflete isso. De acordo com a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), no Brasil, atualmente, as datas de maior impacto para os supermercados são a Páscoa, o Dia das Mães e o Natal. E, apesar do país estar completando um ano de inflação acumulada, o brasileiro, criativo como sempre, consegue economizar e ainda preparar uma receita de porco de mãe, especial e saboroso para a mamãe no dia dela!

“Com a alta procura por alimentos nesta data festiva, é comum que eles fiquem mais caros. Então, a dica é o planejamento. Sempre pense com antecedência no cardápio, para ter tempo de comparar os preços, aproveitar as promoções, fugir da ‘mesmice’ e colocar um baita sorriso no rosto das nossas mães, com uma comida deliciosa”, destaca Caio Nunes, professor e coordenador do curso de gastronomia do Centro Universitário UniMetrocamp Wyden.

 

Compre de produtores locais e dê preferência a alimentos da época

Encontrar bons produtores locais na Região Metropolitana de Campinas, não é tão difícil. A região Sudeste é responsável por 40,87% de toda a produção de frutas e hortaliças no país, e a mesorregião de Campinas é responsável por 4,38%, com destaque para laranjas e tomates, de acordo com um estudo realizado pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil.

“Procurar por agricultores ou cooperativas de alimentos locais sempre é uma ótima opção para ter produtos fresquinhos e mais acessíveis”, destaca Caio. O professor também ressalta que utilizar pimentão, quiabo e tomates, alimentos da época, é uma excelente pedida para economizar.

O consumo de produtos locais é um benefício para todos: “Além de ajudar as famílias e os agricultores que moram na região, também diminuímos a produção de lixo, o desperdício de alimentos e geramos menos poluição. Com menos tempo em transporte, o produto utiliza menos embalagens, sem falar na redução de CO2 no trajeto de distribuição”, destaca Caio.

 

Aposte em carne suína e frango

O aumento do preço da carne bovina tem feito os consumidores brasileiros procurarem novas fontes de proteína para o dia a dia, e uma das respostas tem sido o porco.

A carne suína é rica em vitamina B1, que tem um papel importante no metabolismo energético, melhora o apetite e o funcionamento do sistema nervoso. O porco também é fundamental para:

  • O processo de digestão, pois atua na produção de ácido clorídrico, ou como a maioria conhece, suco gástrico;
  • A memória;
  • Melhor funcionamento do sistema cardiovascular e nervoso.

Com alta concentração de vitaminas e diversos minerais, o frango é um alimento de fácil digestão e que ajuda a manter a saúde do coração em dia, graças à vitamina B6. Além disso, ele é uma ótima fonte de energia e mais barato que a carne bovina.

“Com o frango e o porco, é possível fazer belíssimas receitas, como o Porco de Mãe, que leva o pernil como elemento principal. Este corte apresenta um baixíssimo percentual de gordura, com média de 10 a 13 gramas de gordura a cada 100 gramas. É um prato delicioso e ideal para o almoço do Dia das Mães”, destaca o professor de gastronomia.

Economize e fuja das filas dos restaurantes. Confira a receita especial a seguir e surpreenda sua mamãe no segundo domingo de maio.

 

Porco de Mãe – por Caio Nunes 

INGREDIENTES:

 

CARNES:

  • 400g de Pernil de porco;

 

ESPECIARIAS: 

  • ½ colher (chá) de cominho;
  • 1 folha de louro;
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 colher (chá) de Colorau;
  • ½ colher (chá) de Açafrão da terra;
  • azeite a gosto;

 

LEGUMES E VERDURAS:

  • 1 pimentão verde;
  • 1 cebola-roxa;
  • 1 Milho em Rodelas cozido;
  • 1 batata doce em rodelas cozida;
  • 10 Quiabos seco ao forno;
  • 1 xícara (chá) de tomates-cereja;
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate;

 

GRÃOS:

  • 1 xícara (chá) de arroz;

 

OUTROS:

  • ½ xícara (chá) de cachaça;
  • 1 ½ xícara (chá) de água.

 

MODO DE PREPARO:

1 – Faça o pré-preparo: Corte o pernil suíno em pequenos cubos. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque e corte o pimentão ao meio. Descarte as sementes, corte cada metade em tiras bem finas e depois transforme em cubinhos.

 

2 – Tempere os pedaços do pernil com ½ colher (chá) de sal. Enquanto isso, coloque uma chaleira com água para ferver em fogo médio.

 

3 – Leve uma panela ao fogo médio. Quando estiver aquecida, coloque o pernil e regue com ½ colher (sopa) de azeite. Em seguida, acrescente metade dos cubos de pernil, sem amontoá-los. Se todos os pedaços forem colocados ao mesmo tempo, a carne irá cozinhar no próprio vapor, em vez de dourar. Doure os cubos por três minutos e vire com uma pinça para deixá-los dourados dos dois lados. Transfira o pernil para uma tigela, adicione ½ colher (sopa) de azeite na panela e repita o processo.

 

4 – Mantenha a panela em fogo médio, regue com uma colher (sopa) de azeite, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos até murchar. Junte o alho, o extrato de tomate e refogue por 1 minuto.

 

5 – Abaixe o fogo, adicione uma colher (sopa) de azeite e junte o arroz. Tempere com as especiarias, utilizando ½ colher (chá) de sal e pimenta a gosto. Coloque a folha de louro e mexa bem por 1 minuto.

 

6 – Regue tudo com a cachaça e misture para dissolver os sabores do refogado. Acrescente a água fervente e misture o porco ao arroz. Mantenha a panela em fogo médio com a tampa entreaberta até a água atingir o nível do arroz, cerca de 12 minutos. Enquanto isso, lave e corte os tomates ao meio.

 

7 – Assim que a água atingir o nível do arroz, abaixe o fogo e adicione os tomates, o pimentão, o milho, o quiabo e a batata doce sobre o arroz, sem misturar. Os legumes vão cozinhar no vapor e o pimentão vai ficar al dente. Mantenha a panela em fogo baixo com a tampa entreaberta por mais seis minutos, ou até a água secar completamente. Para verificar, espete um garfo e afaste os grãos de arroz do fundo da panela.

 

8 – Desligue o fogo e deixe a panela tampada por cinco minutos para o arroz terminar de cozinhar no vapor.

Clique aqui e siga a Campinas Cafe no Instagram!