Destinos para conhecer na rota entre São Paulo e Rio de Janeiro

Diversos destinos turísticos se encontram entre as duas cidades. Confira!

0
272
Foto: Canva
Foto: Canva

A Rodovia Presidente Dutra interliga os estados de São Paulo e Rio de Janeiro e conta com várias paradas imperdíveis ao longo do caminho. Quem parte da capital paulista, por exemplo, pode começar o roteiro com uma visita a Taubaté (SP).

Conhecida como terra natal do autor Monteiro Lobato, a cidade tem opções de passeios para viajantes de todas as idades. Uma boa dica é se hospedar durante um ou dois dias no Ibis Styles, que fica a cerca de 10 minutos do trevo de interligação das rodovias Presidente Dutra, Carvalho Pinto e Floriano Rodrigues Pinheiro. Apesar do fácil acesso às estradas, o empreendimento está situado em uma área tranquila, arborizada e silenciosa, perfeita para descansar.

Uma vez na região, vale a pena visitar Quiririm, distrito de Taubaté com vários restaurantes especializados em culinária italiana. As receitas do país europeu também fazem sucesso em espaços gastronômicos tradicionais da cidade, como Vivá, Santo Piatto e La Maddalena Osteria.

Outra dica para quem fica no Ibis Styles é separar um tempinho para conhecer os principais pontos turísticos da região, como Museu Mazzaropi e Horto Municipal Renato Correia Pena. Além disso, o hotel é a opção de hospedagem com melhor acesso a destinos próximos, como Aparecida, Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal.

De volta à rota entre São Paulo e Rio de Janeiro, o viajante pode parar em São Luiz do Paraitinga (SP). A recomendação é estacionar o carro e passear a pé pelo charmoso Centro Histórico do município, que preserva construções em estilo colonial. A cidade também oferece boas opções de trilhas pela natureza (algumas delas dentro do Parque Estadual Serra do Mar) e é famosa por organizar blocos de rua animados durante o Carnaval.

Os quilômetros seguintes da estrada levam à região da Serra da Bocaina, já na divisa entre os estados. Ali, é possível conhecer um exuberante Parque Nacional com cachoeiras, trilhas, mirantes e muita Mata Atlântica preservada.

Uma boa pedida é aproveitar a proximidade para visitar a cidade histórica de Bananal (RJ), com várias atrações relacionadas ao ciclo do café – o município foi um dos maiores produtores do século 19. Algumas das paradas imperdíveis são: Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento, Pharmácia Popular (primeira farmácia do Brasil, fundada em 1830) e Estação Ferroviária (onde dá para ver uma locomotiva antiga).

Antes de chegar à Cidade Maravilhosa, o viajante pode planejar, ao menos, mais duas paradas. A primeira é na região de Penedo, em Itatiaia (RJ), que foi fundada por finlandeses e é lar de algumas das paisagens naturais mais incríveis da Serra da Mantiqueira. Já a segunda é em Resende (RJ), lar de atrações como o Parque das Águas e a histórica Biblioteca Municipal Jandyr César Sampaio.

Clique aqui e siga a Campinas Cafe no Instagram!