Por: Margaret Candossim 

Margaret Candossim é arquiteta e sócia do escritório Candossim e Cabana Arquitetura. Especialista em Varejo e integrante do Comitê Brasileiro de Cores. Referência das informações para esse artigo – CECAL (Centro de Estudos da América Latina).

Cor é emoção. Seja nas roupas, na decoração, nos cabelos, no logotipo das marcas, as cores têm significado. Elas inspiram, relaxam, ativam: são uma forma de comunicação com o meio. A cada temporada, as pesquisas cromáticas traduzem para o mercado como as mudanças sociais, de comportamento e tecnológicas, se expressam no mundo das cores. Mudam as pessoas e suas dinâmicas, mudam também as cores. As pesquisas indicam essas tendências, as variações e as paletas que mais traduzem o humor da sociedade e como elas se harmonizam com o cotidiano.

No varejo não é diferente. A cor é um dos pilares da comunicação visual que a loja pode adotar. A escolha passa pela análise do perfil da loja e do seu público, do setor e dos produtos com os quais trabalha, o que e com quem se comunica. Estimulam apetite, alegria, agitação ou contribuem para a criação de um espaço mais tranquilo e relaxante. Elas têm poder de compra! São referências de marcas fortes e remetem à lembrança dessas empresas.

O Comitê Brasileiro de Cores (CBC), por exemplo, desenvolve e divulga bienalmente uma cartela de cores para referência de vários segmentos, da arquitetura e decoração, ao design e produtos ligados a esses setores. A CECAL (Centro de Estudos da Cor da América Latina) é elaborada a partir de um estudo aprofundado com 40 pesquisadores nacionais e internacionais, que indicam cores assertivas para cada elo da cadeia produtiva e que são certificadas, academicamente, pelo Centro Universitário Belas Artes. A cartela de tendências para 2019 traz quatro famílias de cores como inspiração. Veja:

Geo-raízes

tons na decoração

Traduzem as cores das profundezas da terra, dos vulcões, dos fenômenos naturais. Expressam-se nos tons de vermelho, magenta, dourados, marrom, preto, cores escuras e terrosas.

Infinitum

tons na decoração

São as cores gaseificadas, quase frias, que nos lembram do céu e do espaço, das múltiplas cores do infinito e das estrelas, do místico e enigmático. São os diferentes tons de azul, cinzas, passando pelo lilás, violeta, tons pálidos de toda, areia e branco.

Young-Yang

tons na decoração

Conversam com a geração Millenium, os jovens e os esportistas, amantes da tecnologia. Essa paleta traz variações de verde, azul, cinza e  matizes de amarelo e laranja.

Floralis

tons na decoração

Simbolizam vida e alegria, cores fortes, marcantes, lilás, roxo, violeta, rosa, vermelho, laranja e verde, que lembram folhagens e a variedade de flores da natureza.

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