Foto: reprodução Pinterest
Foto: reprodução Pinterest

Novo live-action da Disney, A Pequena Sereia chegou ontem (25) nos cinemas brasileiros, contando a história da sereia Ariel que se apaixona por um príncipe humano. Inspirado na animação de 1989, que foi sucesso de público e continua marcada no imaginário das antigas e novas gerações, o live-action traz algumas mudanças e também uma modernizada na história.

Com direção de Rob Marshall (conhecido por Caminhos da Floresta e Chicago) e roteiro de David Magee (ganhador do oscar pelo roteiro de As Aventuras de Pi), o filme conta com um elenco icônico e talentoso. Halle Bailey foi considerada por grande da crítica uma Ariel perfeita após sua estreia nos cinemas. Apesar das polêmicas que surgiram com a escolha da atriz para o papel protagonista, o público foi agraciado com uma Ariel de carisma e voz marcantes, capturando a essência e doçura da personagem da animação original. Melissa McCarthy, no papel de Úrsula, é impressionante de se assistir. Javier Bardem, que interpreta o Rei Tritão, ganha uma personalidade mais sensível no live-action. Já Jonah Hauer-King, que vive o Príncipe Eric, possui mais personalidade do que o príncipe original.

Um dos maiores desafios da adaptação foi reproduzir o mundo aquático do clássico com efeitos especiais. A canção “Under the Sea”, por exemplo, traz espécies diferentes de animais marinhos e um ambiente inteiro criados digitalmente. Durante uma coletiva de imprensa, o diretor Rob Marshall revelou que essa foi a cena mais complicada para produzir no filme. “Para criar o conceito e filmar… Planejar uma ideia sobre o que iríamos fazer e botar em pratica. A logística por trás foi complicada. Lembro que Rob e eu adiamos o máximo de tempo possível. Foi a última peça a se encaixar”, contou o produtor John DeLuca, enquanto Rob Marshal completou “Foi assustador!”.

O longa traz na trilha sonora letras modificadas das músicas originais da animação de 1989, assim como músicas inéditas, produzidas por Lin-Manuel Miranda, três vezes vencedor do Tony Award e criador do musical Hamilton. O famoso compositor Alan Menken, responsável pela trilha sonora da animação original, também retorna para compor para o remake, além de colaborar com Lin-Manuel Miranda na composição das músicas inéditas do filme. Menken foi indicado a 19 Oscars e ganhou oito, incluindo por “Under the Sea” no filme original.

A Pequena Sereia live-action já está disponível nos cinemas de todo Brasil.

 

Saiba mais sobre a influência das sereias na sociedade

Apesar de ser apenas um mito, é inegável a influência das sereias na nossa sociedade. Além de filmes, livros e séries, esse ser místico encanta crianças, adolescentes e adultos, e é referência de moda, beleza e até de profissão.

No ano de 2023, por exemplo, as sereias estão super em alta nos guarda-roupas, principalmente dos jovens. Após a chegada de Ariel, a sereia mais famosa do mundo, aos cinemas, a tendência Mermaid Core, que busca aspectos que remetem ao fundo do mar como modelagens justas, brilhantes e em cores oceânicas, além de maquiagens iluminadas, naturais e cabelos molhados e volumosos, se popularizou ainda mais.

Além disso, existem pessoas que profissionalmente se transformam nesses seres místicos para encantar pessoas através de apresentações e performances embaixo d’água. O documentário Sereias e Tritões da Netflix, por exemplo, trata sobre o sereísmo profissional e explora como a paixão de algumas pessoas se transformaram numa indústria multimilionária.

Clique aqui e siga a Campinas Cafe no Instagram!