Neste período de isolamento social, muitas pessoas estão se aventurando na cozinha, pensando nisso, o Chef da Casa Carvalho Gastronomia, Eliel Carvalho, nos traz uma ótima receita de geleia de maçã com canela para um delicioso café da tarde.

A maçã é uma das frutas que traz diversos benefícios para a saúde, desde a polpa até as cascas. Muitas pessoas não sabem, mas ela ajuda a reduzir o colesterol ruim, evita o envelhecimento precoce, fortalece o sistema imunológico, ajuda no bom funcionamento do sistema digestivo, previne o derrame cerebral, combate a anemia, além de diversos outros benefícios. Além disso, a canela também ajuda a controlar a diabetes, combate infecções das vias respiratórias, diminui a fadiga, melhora o estado de ânimo, ajuda na digestão e reduz o acúmulo de gordura.

Geleia de Maçã com Canela

geleia de maçã

Ingredientes:

  • 1kg maçã;
  • 600gr açúcar cristal;
  • 10gr canela em pó;
  • Suco de meio limão.

Modo de preparo:

1. Corte a maçã em pequenos cubos, desprezando o cabo e as sementes da mesma e cozinhe em fogo baixo com o suco de limão até notar que a maçã se desfaz ao toque de uma colher.

2. Adicione o açúcar cristal misturado a canela em pó, mexa até dissolver os ingredientes e apure em fogo baixo até o ponto de geleia. Cerca de 30 minutos.

*Para saber se sua geleia está chegando no ponto correto, você pode tirar uma colher (sopa) de geleia da panela, dispor sobre um prato limpo, passar o dedo, riscando a geleia ao meio, e observar: se a mistura se unir novamente, ela precisa de mais cocção, se o risco se manter limpo, sua geleia provavelmente estará pronta.

3. Envase em potes limpos e esterilizados. Caso prefira uma geleia mais lisa, bata todos os ingredientes na fase de apuração da geleia com um mixer.

Rende cerca de 3 potes de 230g.

IMPORTANTE: Para esterilizar em casa, coloque um pano limpo no fundo de uma panela e disponha os vidros e tampas e cubra com água até que fiquem submersos.

Ferva os vidros por 10 minutos e então, retire-os com uma pinça da panela, dispondo de ponta cabeça sobre uma grade de metal ou plástico limpa e esterilizada. Ao evaporar a água, desvirar, envasar e tampar.

Além disso você também pode colocar seus vidros já lavados com detergente neutro em uma assadeira e levar ao forno a 200 °C por cerca de 10 minutos. Retirar, envasar e tampar com os vidros ainda quentes.

Após o envaze é recomendado descansar os potes virados para baixo por cerca de 10 min para criar o vácuo fazendo sua geleia durar por muito mais tempo. Pode ser consumido assim que chegar à temperatura ambiente, mas o sabor se intensifica após 2 dias do envaze.

Armazenado ao abrigo do sol e em temperatura ambiente a geleia pode durar por cerca de 4 meses, após aberta deve ir para geladeira e ser consumida em até 30 dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui