A Ford apresentou na Europa o protótipo de uma cama que resolve um problema comum entre casais: parceiros que invadem o espaço do outro no colchão, atrapalhando sua noite de sono. Chamada “Lane-Keeping Bed”, a invenção é inspirada no sistema de permanência em faixa, Lane Keeping System, tecnologia disponível em carros como o Fusion e o Edge, que ajuda o motorista a não sair da pista inadvertidamente.

O sistema de permanência em faixa monitora as marcações da pista e, se o carro invadir o espaço lateral sem dar sinal, gera uma vibração de alerta no volante. Com a mesma tecnologia presente nos carros, a cama inteligente conta com sensores de pressão para identificar quando alguém está ultrapassando o seu lado da cama e o devolve gentilmente ao seu espaço, com a ajuda de correias movimentadoras.

Como opção, há casais que preferem dormir em camas separadas – um fenômeno que se popularizou e já é reconhecido como tendência, o “divórcio do sono”. O protótipo “Lane-Keeping Bed” faz parte de uma série de intervenções da Ford, usando a experiência da empresa em tecnologia automotiva para solucionar problemas do dia a dia.

“O sistema de permanência em faixa ajuda a tornar a direção mais fácil e confortável. Pensamos que aplicar um sistema similar a uma cama seria uma forma de destacar para os motoristas a utilidade dessa tecnologia que pode ter passado despercebida”, diz Anthony Ireson, diretor de Comunicação de Marketing da Ford Europa.