Dia 30 de abril comemora-se o Dia Nacional da Mulher, a data surgiu em homenagem ao nascimento de Jerônima Mesquita, em 30 de abril de 1880, considerada uma líder importante e pioneira na luta pelos direitos das mulheres, já que a década de 20, Jerônima, que voltava ao Brasil depois de ter vivido alguns anos na Europa, criou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, conhecida como marco do feminismo brasileiro e frente da luta sufragista pelos direitos da mulher.

Nos últimos anos, em todos os cenários, a representatividade feminina ganhou força e possibilitou a narrativa de obras que geram reflexões nos leitores. Ora em primeira pessoa, ora em terceira, sob pontos de vistas, experiências, histórias e inspirações, os livros ensinam e emocionam.

Confira três livros de autoras brasileiras:

  1. “Reflexões para Sonhadoras Corajosas”

Por Nathalie Trutmann – CEO, Executiva e escritora

Foto: divulgação Sheep Comunicação
Foto: divulgação Sheep Comunicação

O livro reflete de maneira bem humorada as contradições e motivações femininas para reinventar o próprio ser em um mundo acelerado e em transformação. São anedotas para entreter com aconchego, mas também para ajudar com os aprendizados vividos diante dos desafios internos e externos. “É um de uma sonhadora que já conquistou e perdeu muito. Esteve no lado escuro e alcançou a resiliência para se reinventar”, explica Nathalie Trutmann.

Suíça-guatemalteca radicada no Brasil, ela liderou iniciativas inovadoras, ocupou altos cargos de liderança e sobrevivência a burnouts, em meio ao rol como mãe e experiências com a pandemia e pós pandemia. Também autora do “Manual para sonhadores” e “O Misterioso Significado do Dinheiro”, diz que o “Reflexões para Sonhadoras Corajosas” é um livro de memórias que revisita seu percurso profissional de forma leve, honesta e animadora. Editora: Editacuja

  1. “Doidas no Divã”

Por Cris Linnares

Foto: divulgação Sheep Comunicação
Foto: divulgação Sheep Comunicação

O Best-Seller foi escrito para quem já foi chamada de ‘doida’ em algum momento da vida. Ser mulher hoje em dia é ser multitarefa e, com isso, o ‘novo normal’ vem recheado de pressa, estresse, ansiedade e até mesmo doenças psicossomáticas – se isso é ser “normal”, só podemos chegar à conclusão de que precisamos mesmo ser ‘doidas’! As pessoas mais inspiradoras geralmente têm algo em comum: já foram criticadas ou chamadas de ‘doidas’ por aqueles que se contentam com o conforto de ter uma vida normal, sem muitos riscos, ousadias e loucuras. Talvez porque, consciente ou inconscientemente, dominaram o que a autora best-seller Cris Linnares chama de fator c.r.a.s.y. (Sim, amiga, com “S” mesmo, afinal a ideia é sair da normalidade, né?).

Este livro apresenta esses 5 elementos que vão te encorajar a dar uma de ‘louca’, para que você possa, se quiser, escrever uma história de vida tão fascinante que todos ao seu redor vão te olhar e dizer: “Essa aí é doida mesmo!”. Editora Buzz

  1. Contos Mágicos – a Verdade escondida em cada um de Nós

Por Emanuela Gomes

Foto: divulgação Sheep Comunicação
Foto: divulgação Sheep Comunicação

Emanuela Gomes aborda o amor próprio através da criança em nós. Esse livro sobre contos fantasiosos não poderia ser mais real. Todas as dores e angústias vividas pelos personagens são verdadeiras e baseadas em fatos reais! São histórias dessas crianças (em nós) que contam suas dores mais profundas, medos, conflitos e angústias.

Todavia também fala da coragem de enfrentar tudo isso, sua força e superação. E sobre como alcançaram a cura através do amor. Amor primeiro com esse menino e essa menina… O amor próprio! É um livro que fala de verdade, conexão e amor! Editora: Mundo Akar