Em 2009, Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) decretou o dia 22 de abril como o Dia Mundial do Planeta Terra, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente, além de chamar atenção para o impacto das ações humanas no planeta.

Para comemorarmos esta data, trouxemos 5 curiosidades interessantes sobre o planeta que é nossa casa:

1 – A Terra é o único planeta do sistema solar que não possui nome de um deus romano

Quando os planetas foram nomeados, os romanos acreditavam que eles eram corpos celestes que giravam ao nosso redor. Eles foram então nomeados pelos romanos que os relacionaram com deuses: marte, por exemplo, recebeu o nome do deus da guerra por ser vermelho. Já o nome Terra vem do latim terra, que já possuía diversos significados que são mantidos ainda hoje na maioria das línguas: chão, solo, território, região de origem e nação.

2 – Terra, o “Planeta Azul”

Cerca de 70% da superfície da Terra é coberta por água. Dos 510,1 milhões de quilômetros quadrados que compõem a superfície da Terra, aproximadamente 361,1 milhões de quilômetros é coberto de água em seu estado líquido em forma de oceanos, rios e mares. Além disso, é o único planeta do sistema solar que possui água em seus três estados: líquido, sólido e gasoso.

3 – A Terra não é uma esfera perfeita

Devido à sua rotação, a Terra é achatada nos polos e alargada no equador. Isso significa que o diâmetro polar é cerca de 12.714 km, enquanto o diâmetro equatorial é de aproximadamente 12.756 km.

4 – Existem mais de 8 milhões de espécies na Terra

Dos pequenos micróbios aos majestosos elefantes, a Terra abriga uma ampla diversidade de vida, com estimativas sugerindo que existem mais de 8 milhões de espécies no planeta.

5 – A Terra aqueceu 1,1 °C desde a Revolução Industrial

Após a Revolução Industrial, houve um grande aumento na quantidade de gases de efeito estufa emitidos na atmosfera. Por este motivo, a cada década que se passa desde 1850 foi mais quente que a anterior.

Neste Dia da Terra, almejamos criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais com o intuito de proteger o planeta.

Diante dessa necessidade, 69 especialistas brasileiros – advogados, engenheiros, economistas, biólogos, químicos e geólogos, reuniram ampla pesquisa e discutem as políticas ambientais do país em um único livro, escrito para criar pontes para a construção de um futuro focado no bem-estar ambiental.

Foto: divulgação Patrícia Iglecias
Foto: divulgação Patrícia Iglecias

Livro: Proteção ao Meio Ambiente no Brasil – Passado, Presente e Futuro: Estudos em Homenagem a Patrícia Iglecias
Coordenação: Patrícia Iglecias, Fernanda Abreu Tanure, Jorge Gouveia e Caroline Marques Leal Jorge Santos
Editora: Almedina Brasil
ISBN: 9786556278100
Páginas: 868
Formato: 16x23x3,5
Preço: R$ 299,00
Onde encontrar: Almedina Brasil

A obra, compilado de 40 artigos assinados por advogados, engenheiros, economistas, biólogos, químicos, geólogos e outros profissionais, tem coordenação especial da professora Patrícia Iglecias. Advogada, superintendente de Gestão Ambiental e professora associada da USP, ela foi Secretária do Meio Ambiente e Presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). É considerada referência em proteção ambiental. As advogadas Fernanda Abreu Tanure e Caroline Marques Leal Jorge Santos e o químico Jorge Luiz Nobre Gouveia também coordenaram o livro.

Clique aqui e siga a Campinas Cafe no Instagram!