O esporte em Mônaco sempre ocupou posição de destaque e desde o início do século passado acontecem eventos de prestígio no principado, como o Grande Prêmio de Fórmula 1, o Rali de Monte-Carlo, o Monte-Carlo Rolex Masters, de tênis, e o Herculis, de atletismo. Além dos eventos que transformaram Mônaco em um polo internacional do esporte, há várias curiosidades interessantes que também fazem parte de sua história. Conheça cinco curiosidades de Mônaco relacionadas aos esportes!

1) Desde sua criação, em 1924, e particularmente a partir dos anos 1960, o AS Monaco Football Club exporta a linha diagonal do seu uniforme vermelho e branco pelos quatro cantos da França e da Europa. E este design único se deve à eterna Princesa Grace, que o criou em 1960, quando os monegascos ganharam seu primeiro título. O novo uniforme trouxe sorte e o clube conquistou seu primeiro Campeonato Francês na temporada seguinte.

Mônaco
Foto: Valery Hache / Getty Images

2) Durante todo o ano, o Principado de Mônaco organiza vários eventos misturando esporte e filantropia. Por exemplo, a “No Finish Line” se tornou uma instituição no país. Desde 1999, essa corrida realizada em novembro, aberta a todos, arrecada fundos para apoiar projetos de ajuda a crianças em situação de risco, graças a um sistema de coleta de €1 por cada quilômetro percorrido. Também existe a Pink Ribbon Monaco Walk, que visa conscientizar sobre prevenção ao câncer de mama.

3) A família principesca de Mônaco possui ótimos atletas! Começando com o próprio Príncipe Albert II, que praticou nada menos do que dezessete modalidades esportivas e participou de cinco competições olímpicas de bobslead, entre 1988 e 2002. Embora o futebol seja sua primeira paixão, o Príncipe Albert II também começou o rali Paris-Dakar duas vezes sem terminar, em 1985 e 1986. Por parte de mãe, seu avô Jack Kelly foi campeão olímpico de remo em 1920 e 1924, enquanto seu tio participou das Olimpíadas quatro vezes, ganhando o bronze por remo em 1956. Do lado de seu pai, o bobslead já era um esporte familiar, já que o primo do Príncipe Rainier III, Guy de Polignac, fazia parte da equipe francesa na década de 1920. Atualmente, a princesa Charlene demonstrou seu talento como nadadora vencendo o Campeonato Júnior na África do Sul. Ela também participou das Olimpíadas, chegando em quinto lugar na prova de revezamento 4x100m medley feminino em Sydney, em 2000.

4) O Principado de Mônaco apresenta muitos locais incomuns ou pouco conhecidos do público em geral. Por exemplo, é possível ao mesmo tempo almoçar e assistir a um jogo de petanca no Club Bouliste de Mônaco.

5) Há várias suítes de hotéis de Mônaco inspiradas em lendas do esporte e da Fórmula 1, com objetos que marcaram a vida e a carreira destes ídolos, como a Suite Nadal, no hotel Monte-Carlo Bay e as suítes Ayrton Senna, Jean Alesi, Stirling Moss e David Coulthard, no hotel Fairmont Monte Carlo.

Mônaco
Grand Prix Suites no Fairmont Monte Carlo Foto: JerryAndré

Para saber mais sobre Mônaco, acesse visitmonaco.com ou site globalvisionaccess.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui