Nos próximos dias 27 e 28 de maio, das 8h às 18h, um caminhão especialmente desenvolvido para a campanha “Caneta da Saúde” estará em Campinas, nos arredores das UBS Jardim Aurélia, localizada na Rua Dona Lucínia Teixeira de Sousa, 331, Vila Proost de Souza, para levar informação e orientação sobre as vantagens das canetas preenchidas de insulina, um dispositivo utilizado no tratamento do diabetes e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2, preferencialmente acima de 50 anos e menores de 19 anos.

Considerada um dos dispositivos mais modernos para o tratamento da doença, a caneta preenchida de insulina é uma importante aliada para o controle do diabetes, reduzindo episódios de hipoglicemia e possíveis hospitalizações decorrentes desta complicação, especialmente em tempos de pandemia da Covid-19, uma vez que pessoas com diabetes podem desenvolver casos mais graves da doença.

A ação faz parte de uma campanha nacional, fruto da parceria entre a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD) e da Novo Nordisk, além de contar com o apoio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde). O objetivo é informar e educar a população sobre as vantagens das canetas preenchidas de insulina, estimulando o uso do recurso que está disponível no SUS, além de engajar e orientar os profissionais de saúde que atuam no tratamento e acompanhamento do diabetes, como médicos, enfermeiros, agentes comunitários e farmacêuticos.

 

unnamed 1 2
Imagem: Divulgação
unnamed 4
Imagem: Divulgação

As principais vantagens:

• É mais prática, portátil, discreta e fácil de aplicar fora de casa.

• Economiza tempo, pois não há necessidade de preparo do frasco de insulina.

• É mais segura. Já vem preenchida e com seletor de dose para dispensar a quantidade correta de insulina.

• Mais fácil de usar e, por isso, melhora a aderência ao tratamento, diminuindo picos de glicemia.

• É gratuita: distribuída pelo SUS para pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2 acima de 60 anos e menores de 16 anos.

A campanha

Por se tratar de uma iniciativa de utilidade pública, a campanha “Caneta da Saúde” tem abrangência nacional e contará com diversas iniciativas, no ambiente digital e presenciais. No site, dedicado à campanha, a população encontrará informações e orientações sobre o diabetes, o uso de insulina, as vantagens e benefícios da utilização da caneta de preenchida de insulina, além de um conteúdo que desmistifica inúmeras “fake news” sobre a doença e seu tratamento.

Há uma área destinada aos profissionais da saúde, com um exclusivo e-book e orientações técnicas sobre a utilização das canetas de insulina no SUS. E, ao longo de três meses, o caminhão circulará pelos estados de São Paulo (Capital, Campinas e Ribeirão Preto), distribuindo kits de orientação e esclarecendo dúvidas da população em frente a algumas UBSs dessas cidades. A ideia é não só tirar dúvidas de pessoas vivendo com diabetes, mas também de familiares que convivem com quem tem a doença crônica, ajudando no dia a dia dos cuidados.

Serviço

Campanha: A Caneta da Saúde

Data: dias 27 e 28 de maio de 2021

Horário: das 8h às 18h

Onde: UBS Jardim Aurélia, localizada na Rua Dona Lucínia Teixeira de Sousa, 331, Vila Proost de Souza, Campinas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui