Por Carla Bianco
A primavera chegou e, com ela, as revelações da Pantone, que são feitas simultaneamente com a Semana de Moda de Nova York. E, se você está pensando: “mas o que a decoração tem a ver com isso?”, eu te explico! Apesar do relatório Pantone Fashion Color Trend Report ser voltado para a indústria da moda, sabemos que ele é sempre desenvolvido a partir de pesquisas de mercado e consumidor. Além disso, o segmento de moda e decoração caminham juntos e fazem sim uma dupla poderosa! Por isso, vale sempre prestar atenção no que cada um deles tem a nos dizer e de que forma podem estar conectados. Entre os destaques do relatório, estão 12 cores principais e quatro neutras, consideradas clássicas, que podem (e devem!) ser aplicadas também na decoração. Separei aqui cinco tonalidades que compõem ambientes versáteis e autênticos. Vamos ver!
Saffron (PANTONE 14-1064)
O amarelo pungente e intenso é capaz de conferir brilho e vibração à decor, com aspecto caloroso e acolhedor ao ambiente.
Chive (PANTONE 19-0323)
O verde herbal chega para cumprir um papel de cor neutra, mas compeltamente fora do clichê. Ele remete a conexão com a natureza e cai bem ao lado de plantas, para traduzir aspecto relaxante e restaurador.
Faded Denim (PANTONE 17-4021)
Confortável e descomplicado, é um azul familiar e versátil, que traz referências do jeans e torna o ambiente com aspecto leve e refrescante.
Navy Blazer (PANTONE 19-3923)
Um marinho bem profundo, autoconfiante e cheio de estilo comprova a sofisticação e cria ambientes que vão bem além do tradicional navy, marca registrada da cor. O tom é um substituto de tons neutros, mas com aspecto marcante e com personalidade.
Ash (PANTONE 16-3802)
Esse cinza arroxeado carrega, de acordo com a Pantone, uma mensagem de longevidade e força. Ele cumpre um papel interessante de cor neutra e básica, que pode tornar o ambiente sofisticado, mas autêntico ao mesmo tempo.