O feriado de Corpus Christi, ou Corpo de Cristo, é uma data muito importante para os católicos, pois celebra a eucaristia, que é o sacramento do corpo e sangue de Cristo. A festa é marcada por tapetes, que revestem as ruas, com imagens formadas por borra de café, farinha, areia, sal, serragem, além de materiais recicláveis, como tampinhas de garrafas, bagaço de cana, casca de arroz, flores e folhas – tudo muito bonito e colorido.
Este ano, a data será comemorada no dia 20 de junho e muitos brasileiros aproveitam o feriadão – de 4 dias – para viajar. O buscador de voos TurismoCity separou 5 destinos religiosos no Brasil, para quem deseja ver os tapetes ornamentais de Corpus Christi e recarregar as energias. Confira:

Belém – PA

feriado Corpus Christi
Estação das Docas – Belém

A capital paraense é um destino religioso, pois, além do Corpus Christi, a cidade sedia o Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do mundo, considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Juazeiro do Norte – CE

feriado Corpus Christi
Colina do Horto – Juazeiro do Norte/CE

A cidade cearense é famosa por seu ilustre conterrâneo, Padre Cícero, que a tornou um dos maiores centros de religiosidade popular da América Latina. As celebrações do padroeiro recebem anualmente cerca de 2 milhões de devotos de todo o país.

Nova Trento – SC

feriado Corpus Christi
Igreja Matriz São Virgílio

A cidade catarinense é o segundo principal destino religioso do Brasil, pela canonização de Santa Paulina, em 2002. Todos os meses Nova Trento recebe cerca de 20 mil devotos da santa padroeira da cidade.

Ouro Preto – MG

feriado Corpus Christi
Igreja de São Francisco de Assis

A cidade mineira é um destino 100% religioso. O centro da cidade é repleto de Igrejas e catedrais – algumas mais simples, outras, com muitos adornos, mas todas belíssimas e carregadas de arte, sobretudo a Barroca – e o ar da cidade parece carregado de fé.

Pirenópolis – GO

feriado Corpus Christi
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

Todo anos, os pirenopolinos se reúnem para a confecção do tapete, por onde passa a procissão. Além disso, a cidade é tradicional pelas Cavalhadinhas, a versão mirim de representações teatrais inspiradas em torneios medievais, que são uma celebração típica da cidade.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

16 + dezesseis =