O feriado prolongado mais esperado do ano é conhecido pela folia, mas para muitos também é sinônimo de descanso. O carnaval é um momento de diversão com os amigos, viajar com a família ou até mesmo de maratonar séries. Entretanto, são nestes momentos de relaxamento e distração que ficamos mais vulneráveis a golpes.

Pensando nisso, a Coordenadora do Curso de Direito, Stella Vicente Serafini, do Centro Universitário UniMetrocamp | Wyden, separou algumas dicas importantes para passar o carnaval tranquilo e em segurança.

Confira como se proteger

golpes de carnaval

Golpe do Cartão de Crédito
A clonagem de cartões de crédito é a fraude que mais ocorre no Brasil. Por isso, nessas ocasiões, o consumidor deve sempre manter o cartão sob sua vista, conferir os valores digitados na maquininha, garantir que a senha digitada não seja visível e, se possível, cobrir o código de segurança. Outro golpe que está em alta é a troca de cartões. Enquanto a pessoa efetua a compra, o vendedor troca o cartão por outro semelhante, descobre a senha e saca o dinheiro em um caixa eletrônico. Para evitar esse problema, aproveite o clima de carnaval para personalizar seu cartão: cole um adesivo para que seja fácil identificá-lo.

Pagamento Falso do “Sem Parar”
Caso você vá aproveitar o feriado para viajar, fique atento. Uma das fraudes que tem surpreendido o consumidor é a do sistema de pagamento de pedágios “Sem Parar”. Alguém que se diz funcionário da empresa de pedágio entra em contato com o consumidor alegando que o pagamento não foi debitado da conta do proprietário, e solicita um novo pagamento. Não faça isso! O serviço não entra em contato com o consumidor por esse meio.

Conta da Netflix Hackeada
Fique atento à sua conta na Netflix. Já foram confirmados casos em que hackers pegaram e-mails de contas ativas, alteraram a senha, plano e perfil impedindo o acesso do consumidor nos dispositivos. Nesse caso, entre em contato com o servidor para passar por um processo de segurança e redefinir sua senha para uma mais forte.

Golpe no Whatsapp
Ao receber uma mensagem de um amigo pedindo uma transferência bancária para terceiros e alegando que está sem acesso ao banco, não realize o pedido! Para evitar que você e seus amigos caiam neste golpe, fique atento às suas conversas pelo aplicativo e desconfie de qualquer atividade incomum, como mensagens que não enviou. Não deixe seu celular desbloqueado e, principalmente, ative a opção “confirmação em duas etapas”, que fará com que qualquer utilização do seu número tenha que ser confirmada por você.