Estudo revela sensação de evolução econômica moderada e complexidade tributária ainda como o maior desafio no planejamento empresarial
Fotos: divulgação – O cenário econômico brasileiro para o 2º semestre e as perspectivas de investimentos, especialmente de organizações do interior de São Paulo, estarão no centro do debate de especialistas do banco BV, da LongPing High-Tech e da Deloitte, no dia 8 de agosto, no auditório do CIESP, em evento organizado pelo IBEF Campinas Interior Paulista (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças).
O economista chefe do Banco BV, Roberto Padovani, será o palestrante e fará uma análise da conjuntura econômica atual, cujos indicadores revelam reação – PIB e IPCA crescem acima do esperado este ano, por exemplo – embora haja projeção de aumento da inflação, segundo analistas consultados pela pesquisa Fcous, do Banco Central.
O CFO da LongPing High Tech, Ricardo Eguchi, o sócio líder para a indústria de Consumer Business e regiões do interior de São Paulo, Centro-Oeste e Triângulo Mineiro da Deloitte, Paulo Tarso, e o economista chefe da Deloitte, Giovanni Cordeiro, participarão como debatedores.
Durante o evento, a Deloitte apresentará a pesquisa “Agenda – Estratégias empresariais para o ambiente de negócios”. O estudo destacaasiniciativas e opiniões de 411 lideranças de organizações que, juntas, representam 20% do PIB do País. Esse empresariado considera moderada a evolução atual da economia e aponta a complexidade tributária ainda como o maior desafio para o crescimento de diversos setores produtivos no País.
Paulo Tarso e Giovanni Cordeiro darão ênfase às informações obtidas junto a 57 representantes de organizações do interior de São Paulo e do Centro-Oeste. As respostas foram coletadas entre 26 de fevereiro e 25 de abril de 2024.
“Essa pesquisa é a mais abrangente sobre cenário econômico e perspectivas de investimentos já realizada pela Deloitte no Brasil. Ela traz recortes específicos e apresenta a visão de gestores de organizações brasileiras com relação ao cenário de negócios, às novas demandas da transformação tecnológica no ambiente corporativo e a outras pautas que direcionam as empresas a um futuro promissor e socialmente responsável. É certamente um instrumento valioso para os empresários da região”, comenta o sócio líder de Consumer da Deloitte, Paulo de Tarso.
De acordo com Valdir Augusto de Assunção, presidente do IBEF Campinas Interior Paulista, a iniciativa vai reunir executivos da região em busca de troca de informações sobre o mercado e seus negócios. “O estudo da Deloitte traz um panorama da visão do empresariado com um recorte regional que, para nós aqui do interior do estado, é fundamental. Receberemos no evento especialistas com atualizações importantes e informações muito estratégicas para as tomadas de decisão”, diz.
Serviço
Evento: Cenário Econômico e de Negócios para o 2º semestre – Perspectivas de Investimentos do Empresariado de Campinas e Região
Data: 08/08/2024 (quinta-feira)
Horário: das 8h30 às 12h
Local: Auditório do CIESP Campinas – R: Padre Camargo Lacerda 37, Jd. Chapadão
Para os interessados em acompanhar o debate, as inscrições podem ser feitas via link.
Sobre a Deloitte
A Deloitte é a organização com o portfólio de serviços profissionais mais diversificado do mundo, com cerca de 457 mil profissionais em todo o mundo, gerando impactos que realmente importam em mais de 150 países e territórios. Com base nos seus mais de 175 anos de história, fornece serviços de auditoria e asseguração, consultoria tributária, consultoria empresarial, assessoria financeira e consultoria em gestão de riscos para quase 90% das organizações da lista da Fortune Global 500® e milhares de outras empresas. Nossas pessoas proporcionam resultados mensuráveis e duradouros para ajudar a reforçar a confiança pública nos mercados de capitais e permitir aos clientes transformar e prosperar, e lideram o caminho para uma economia mais forte, uma sociedade mais equitativa e um mundo sustentável. No Brasil, onde atua desde 1911, a Deloitte é líder de mercado, com mais de 7.000 profissionais e operações em todo o território nacional, a partir de 18 escritórios. Para mais informações, acesse: www.deloitte.com.br.
A Deloitte refere-se a uma ou mais empresas da Deloitte Touche Tohmatsu Limited (“DTTL”), sua rede global de firmas-membro e suas entidades relacionadas (coletivamente, a “organização Deloitte”). A DTTL (também chamada de “Deloitte Global”) e cada uma de suas firmas-membro e entidades relacionadas são legalmente separadas e independentes, que não podem se obrigar ou se vincular a terceiros. A DTTL, cada firma-membro da DTTL e cada entidade relacionada são responsáveis apenas por seus próprios atos e omissões, e não entre si. A DTTL não fornece serviços para clientes. Por favor, consulte www.deloitte.com/about para saber mais.
Sobre o IBEF Campinas Interior Paulista
Fundado em 1985, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Campinas Interior Paulista – é considerado entidade de utilidade pública municipal e a única seccional fora de uma capital, com quadro associativo composto por 260 membros e atuação em mais 12 regiões do interior do estado.
O IBEF é referência no desenvolvimento profissional e social por meio do intercâmbio de informações técnicas e vivências na área de administração financeira. E entre os eventos que organiza, estão reuniões mensais dos comitês de estudos em diversos segmentos, debates sobre cases empresariais, fóruns, almoços, seminários, webinários, palestras, masterclass e encontros com personalidades do mundo financeiro, político e econômico do país. Além disso, o Instituto entrega anualmente o Prêmio Equilibrista ao profissional de finanças que mais se destaca.
Sobre o banco BV
O banco BV é uma das maiores instituições financeiras do país em ativos e atua nos segmentos de Varejo e Corporate & Investment Banking. Em sua estratégia de negócios, reúne a solidez dos bancos tradicionais com o mindset dos digitais. O banco é líder de financiamento de placas solares, especialista no financiamento de veículos usados leves e a primeira instituição a neutralizar a emissão de poluentes dos automóveis que financia. Conhecida pelas parcerias com startups, a instituição apresenta soluções inovadoras para o mercado. O banco BV definiu seus compromissos com os pilares ambientais, sociais e de governança no documento público “Compromissos para um futuro mais leve 2030”.