No mundo, ela só perde para a laranja. Por aqui, ela chegou e dominou. A banana é um dos alimentos mais produzidos e a fruta mais consumida no Brasil, mas sua origem é asiática. Trazida pelos portugueses no início do século XVI, ela é altamente nutritiva e faz sucesso com os sabores de seus diferentes tipos. “Esse megaalimento é uma fonte inesgotável de potássio, manganês, vitamina C, cobre e vitamina B6, além de não conter colesterol”, explica a cirurgiã plástica, especialista em longevidade e medicina functional, Cíntia Rios.
Capaz de trazer sensação de saciedade, ela é incluída no menu dos brasileiros tanto em pratos salgados, quanto doces, em todas as suas formas, sendo a in natura sempre a melhor opção de consumo. “As diferenças são sentidas no sabor, tamanho e na textura. Os nutrientes se mantêm independentemente do tipo de banana, e auxiliam no controle da pressão arterial, na saúde dos olhos, na digestão e em problemas musculares, além de melhorar pele e ossos”, explica.
Tipos e seus benefícios
* Banana prata – Campeã de vendas, a prata está no topo da lista de preferência dos brasileiros. “Saborosíssima, versátil e barata. De todas elas, é a segunda mais rica em potássio”, conta Cíntia.
* Banana-da-terra – Consumida normalmente cozida ou frita, esse tipo também faz sucesso no país. “Ela é a maior de todas: chega a ter 26 centímetros e pesar quase 500 gramas por unidade. É a que mais tem carboidratos e calorias, e por isso, é uma excelente fonte de energia”, completa.
* Banana nanica – O nome vem da sua árvore, essa sim, muito pequena. “Também conhecida como banana-d’água, é a mais indicada para substituir ovos em doces e fazer parte de receitas veganas”.
* Banana maçã – Com gosto peculiar, ela reparte opiniões. “É o tipo de banana com menor teor calórico, ideal para quem segue dietas de emagrecimento, e também a variedade que mais tem proteínas e fibras, além de manganês e fósforo”, afirma a médica.
Banana-ouro – Essa é a variedade com menor tamanho, medindo aproximadamente 10 centímetros. “Com níveis muito baixos de gordura e sódio, é indicada para pessoas que têm problemas cardíacos e renais”.
Poder da casca
De acordo com a médica, a casca da banana tem tantos nutrientes quanto a própria fruta. Para consumi-la, a dica é higienizá-la ainda verde, congelar por até sessenta dias e usá-la para receitas doces e salgadas.
Biomassa
Por quase não ter gosto, a biomassa é feita a partir do cozimento de bananas verdes e utilizada para substituir creme de leite, leite condensado e maionese. “Essa massa é uma grande aliada para pessoas que querem perder peso, pois além de absorver glicose, tem poucas calorias. Além disso, previne infecções intestinais e combate a depressão ”, explica Cintia. Recomenda-se o consume diário de duas colheres de sopa.
Brigadeiro de Biomassa
Use a massa fria. Não congele.
Ingredientes
- Biomassa de 2 bananas verdes
- 5 colheres de sopa de açúcar mascavo
- 3 colheres de sopa de cacau em pó
- 1 colher de chá de manteiga
- 5 gotas de essência de baunilha
Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador e coloque em uma vasilha. Molde os brigadeiros e substitua o granulado tradicional por amêndoas trituradas. Para que a consistência fique mais firme, deixe os brigadeiros na geladeira.