Conheça alguns benefícios do açaí que a Revista Campinas Cafe trouxe para você aproveitar de forma saudável e deliciosa o fruto. E não esqueça de anotar a receita de massa de pizza com açaí!
Rico em vitaminas do complexo B, C e sais minerais, como o ferro, cálcio e potássio, o fruto pra lá de brasileiro conquistou adeptos país a fora. O açaí, de origem da Amazônia, ganhou casas especializadas, carrinhos na praia e diversos ingredientes para acompanhá-lo, das saudáveis frutas aos mais calóricos doces. Mas, consumido em sua forma orgânica, natural e pura (sem corantes e xaropes), o fruto pode ser um grande aliado à saúde.
De acordo com a nutricionista Alessandra Luglio, da Native Berries, além de nutritiva e saudável, a fruta ainda é capaz de reduzir consideravelmente os níveis de colesterol, por conter gorduras insaturadas, fitoesterois e fibras, capazes de aumentar a absorção, captação e excreção do LDL, conhecido como o “colesterol ruim”.
“Além de ter fibras na sua composição, o fruto combina muito bem com aveia, amaranto, quinoa em flocos, chia, linhaça e outros cereais e sementes, ótimos para o intestino”, explica ela.
Ela afirma que alguns ingredientes potencializam o efeito do açaí, que se comprova versátil em diversas receitas. “O açaí orgânico é bastante democrático, e cai bem tanto em pratos doces quanto salgados”, completa.
Benefícios:
- Ajuda na prevenção do câncer;
- Evita o envelhecimento precoce;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Ajuda no funcionamento do intestino;
- Evita a degeneração celular, o que inibe problemas cardiovasculares;
- Fornece energia;
- Evita o inchaço;
- Reduz transtornos durante seu ciclo menstrual;
- Auxilia na saúde dos ossos e dentes;
- Melhora o sistema respiratório.
Massa de pizza com açaí
Ingredientes:
100g de açaí puro líquido (sem corantes e xaropes)
1 xícara de farinha de trigo integral
1 colher de sopa de azeite
1/4 de xícara de farinha de coco
1 colher de sobremesa de fermento biológico
1 colher de café de sal
Modo de fazer:
Em uma tigela, misture todos os ingredientes, misture bem e se precisar adicione mais farinha. Quando a massa parar de grudar nas mãos sove por 5 minutos e deixe descansar por uma hora em um recipiente coberto com pano. Abra a massa em formato de pizza e leve ao forno por cerca 10 minutos. Retire do forno, coloque o recheio a sua escolha e volte ao forno para gratinar ou então, recheie com ingredientes que não vão ao forno.
Dica: Para o recheio, ingredientes que não irão prejudicar os componentes nutritivos da massa são: queijo de castanhas, tomate e ervas ou abacate amassado com sal e azeite trufado coberto por legumes assados.