Um dos destaques deste mês é a atemoia, fruta hibrida produzida a partir do cruzamento entre a fruta-do-conde e a cherimoia. Nas iguarias são encontradas quantidades significativas de vitamina E, potássio e compostos fenólicos. A atemoia possui alta capacidade antioxidante e propriedades antibacterianas. Confira outras frutas que estão típicas deste mês! frutas típicas 

Caqui
O caqui é fonte de vitaminas E e C e minerais, como fósforo. Além disso, é rico em betacaroteno, precursor da vitamina A, um importante antioxidante que auxilia na visão e na manutenção da pele e das unhas saudáveis. A época dessa fruta é de março a maio, e, nesse período, o preço é mais acessível e a qualidade nutricional é melhor, então, que tal aproveitar e incluir esse delicioso alimento no seu cardápio?

frutas típicas

Carambola
A fruta é rica em fibra, que auxilia na boa digestão e evita a absorção do colesterol ruim pelo intestino, além de conter antioxidantes naturais, principalmente vitamina C, que ajudam a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e combatem os radicais livres que causam envelhecimento precoce. É fonte de vitaminas do complexo B, como tiamina, riboflavina e piridoxina, que ajudam no metabolismo, de potássio, fósforo, zinco e ferro, auxiliando no bom funcionamento do organismo. Pode ser consumida in natura, em bolos, tortas, saladas entre outras preparações.

frutas típicas

Limão
O limão é uma fruta cítrica que contém vitaminas do complexo B e vitamina C, através disso têm propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Auxilia também no fortalecimento do sistema imunológico. Toda a fruta, polpa, suco, casca e raspas, são utilizados para fins culinários de diversas formas.

frutas típicas

Tangerina Poncã
A fruta é rica em vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. É fonte de fibras, que ajudam a manter o bom funcionamento intestinal. A tangerina também contém minerais como ferro, cálcio, magnésio e potássio. A fruta é versátil e pode ser utilizada na culinária em bolos, tortas, saladas e, na sua melhor forma, in natura.

Suco cítrico de lima e limão

Ingredientes:

  • 1 fatia média de abacaxi (80g);
  • 1 lima-da-pérsia média (130g);
  • 2 limões tahiti médios (210g);
  • 1 cacho de uva Itália (120g);
  • 1 xícara (chá) de água (240ml);
  • 1 colher (sopa) de melado (25ml).

Modo de preparo:

Lave e descasque o abacaxi e reserve. Lave e esprema a lima e o limão, e reserve o suco. Lave e desgalhe a uva. Coloque no liquidificador o abacaxi, o suco reservado, a uva verde, a água e o melado. Bata por 5 minutos. Sirva gelado.

Tempo de preparo: 10 min
Rendimento: 2,5 porções
Peso da porção: 240ml
Valor calórico da porção: 104,9 Kcal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui