Na busca por saúde e qualidade de vida, todos concordam que a prática de atividade física é fundamental. Porém, ainda é comum encontrar pessoas sem saber como começar para sair do sedentarismo. A boa notícia é que pode ser mais fácil do que se imagina!

Segundo o médico e diretor do Hospital Vera Cruz, Dr. João Paulo, basta incluir 150 minutos de exercícios físicos semanais. “Uma caminhada de 30 minutos por dia, cinco vezes por semana pode fazer qualquer indivíduo deixar o sedentarismo”, explica.

A responsável pela Saúde Ocupacional no HVC, Dra. Georgia Alburquerque, também é adepta do esporte e afirma que atualmente, com o excesso de informações, não fazer atividade física  significa prejudicar a própria saúde.

Correr ou caminhar?

Dra. Georgia: Os dois! Exercícios aeróbicos são sempre bem-vindos. A escolha está mais ligada aos desejos individuais e às condições físicas de cada um. A corrida, por exemplo,  possui intensidade elevada, acelera mais o coração e exige preparação física específica, mas se engana quem acha que a caminhada fica devendo resultados positivos à saúde. Caminhar protege o coração, melhora os níveis de colesterol e é o primeiro passo para quem quer sair do sedentarismo e até mesmo começar a correr.

saia do sedentarismo

Quais os benefícios da corrida?

Dr. João Paulo: A corrida oferece um grupo de benefícios importantes para a saúde, mas destaco que, de forma geral, a corrida reduz o peso corporal, melhora o nível de colesterol, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, reduz os riscos de infarto, aumenta a massa muscular, reduz a variação da pressão arterial de repouso, ativa a circulação sanguínea e diminui problemas do coração. Saliento que para tudo é preciso um bom treinamento. No caso da corrida, comece com caminhadas leves a moderadas que irão sofrer aumento no ritmo das passadas com o tempo. Lembre-se de ter acompanhamento.

E da caminhada?

Dra. Georgia: Muito democrática, é indicada para todas as idades e contribui para redução do inchaço nas pernas e tornozelos; prevenção da obesidade e também ajuda a perder peso. Outro benefício é o fortalecimento de todos os músculos, e a melhora da circulação sanguínea, da postura corporal, da ansiedade, além de diminuir o estresse. Eu recomendo cinco vezes por semana, por 40 minutos, para resultados rápidos, logo nos primeiros 30 dias.

 saia do sedentarismo

Todos podem praticar?

Dr. João Paulo: Sim, salvo algum problema particular de saúde e, por isso, recomendamos que a prática de atividade física esteja alinhada com seu médico ou educador físico, especialmente para iniciantes. Ambas são ideais para melhorar os movimentos, ganhar agilidade e manter o peso em dia, porque as atividades aeróbias proporcionam significante contribuição à saúde, mas reforço que a indicação deve vir de um profissional capaz de fazer uma análise detalhada para conduzi-lo ao melhor caminho.

saia do sedentarismo

5 cuidados na hora de correr ou caminhar:

– Utilizar calçados confortáveis e roupas leves;
– Beber 250 mL de água por cada hora de caminhada;
– Utilizar filtro solar, óculos escuros e chapéu ou boné;
– Evitar horários mais quentes, entre as 11h e às 14h e ruas muito movimentadas;
– Fazer exercícios de alongamento antes e depois da caminhada para ativar a circulação e prevenir cãibras.


Alimente-se bem: se puder contar com a ajuda de um nutricionista para elaborar um cardápio apropriado seria o ideal. Conversamos com o nutricionista do Hospital Vera Cruz, destaca algumas dicas:

Antes da Corrida: O ideal é consumir alimentos ricos em carboidratos com baixo índice glicêmico, ou seja, que são absorvidos lentamente pelo organismo. Assim, eles serão liberados aos poucos durante a corrida, o que evita a hipoglicemia (queda da taxa de glicose no sangue).

Durante a Corrida: para percursos curtos, uma boa tática é passar em todos os postos de hidratação e dar três goles em cada copinho. Isotônicos também são uma boa pedida para repor os eletrólitos que foram embora com o suor.

Após a corrida: As frutas são sempre bem-vindas, assim como as castanhas, que têm minerais e vitamina E (olha os antioxidantes aí).


Corrida                        ou              Caminhada

Perder e manter peso                       Proteger o coração
Desenvolver os músculos                  Fortificar os ossos
Blindar os olhos                                Evitar lesões
Garantir um bom sono                      Turbinar o sistema imune

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

1 × um =