O domingo de páscoa carrega grande significado e muita celebração. A família reunida e um almoço caprichado, claro que uma boa comida não pode faltar nessa reunião. Pensando nisso, o Supermercado Taquaral separou duas receitas com bacalhau para preparar nesta data especial. Confira!

Bacalhoada 

Cartao Rosa de Feliz Dia da Mulher 1536x1090 1

Ingredientes

– 1,6 kg de lombo de bacalhau em postas;
– 4 batatas;
– 2 pimentões amarelos;
– 2 pimentões vermelhos;
– 2 xícaras (chá) de tomate-cereja;
– 2 cebolas;
– 2 cabeças de alho;
– 1 xícara (chá) de azeitonas verdes;
– 1 ½ xícara (chá) de azeite;
– 3 ramos de louro;
– Ovos;
– Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Modo de preparo

  • Preaqueça o forno a 200ºC (temperatura média).
  • Lave e seque os pimentões e os tomates. Corte cada pimentão ao meio no sentido do comprimento e descarte as sementes; corte as metades em 2 tiras e as tiras em 3 pedaços. Descasque e corte as cebolas em quartos. Lave bem a casca das batatas com uma escovinha para legumes, corte cada uma ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em 6 pedaços.
  • Escorra a água do bacalhau e passe as postas sob água corrente. Corte cada posta ao meio, no sentido da largura – no total você vai ter 12 pedaços. Transfira o bacalhau para uma panela e cubra com água. Junte as folhas de louro, as cabeças de alho e leve ao fogo médio. Quando começarem a subir as primeiras bolhas, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
  • Retire as postas de bacalhau da água e transfira para um refratário. Mantenha a panela com a água no fogo e coloque batatas. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, elas devem estar cozidas mas ainda firmes.
  • Passe as batatas, as cabeças de alho e os ramos de louro por um escorredor e deixe escorrer bem a água.
  • Regue o fundo de uma assadeira grande de 40 cm x 35 cm com ½ xícara (chá) de azeite (caso seu forno for pequeno, divida a receita em duas assadeiras).
  • Disponha as postas de bacalhau deixando espaço entre cada uma. Entre as postas, distribua as batatas, os pedaços de pimentão, os tomates, as cebolas, as cabeças de alho, as azeitonas e as folhas de louro. Tempere os legumes com sal e pimenta a gosto e regue tudo com o azeite restante.
  • Cubra a assadeira com papel-alumínio e leve ao forno para assar por 30 minutos. Retire o alumínio, regue o bacalhau e os legumes com o líquido da assadeira e deixe assar por mais 15 minutos. Retire do forno e sirva a seguir com o molho de azeite e ovos.

 

Bolinho de bacalhau 

Cartao Rosa de Feliz Dia da Mulher 1 1536x1090 1

Ingredientes

– 250 g de bacalhau;
– 250 g de batata;
– 2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
– 1 cebola picada;
– 2 dentes de alho picados;
– 3 colheres (sopa) de azeite;
– 1 xícara (chá) de farinha de rosca;
– ½ xícara (chá) de salsinha picada;
– 1 litro de óleo;
– Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Modo de preparo

  • Descasque as batatas, corte-as em pedaços médios e coloque numa panela com água. Leve ao fogo alto.
  • Quando ferver, marque 15 minutos e depois desligue o fogo (as batatas devem ficar bem macias). Escorra a água e transfira as batatas para um prato grande. Deixe descansar por 5 minutos para o excesso de água evaporar.
  • Retire o bacalhau da tigela e coloque em uma panela, cubra com água e leve ao fogo alto. Quando ferver, deixe cozinhar por 5 minutos e desligue o fogo.
  • Enquanto o bacalhau esfria, passa as batatas pelo espremedor, ou desmanche com uma colher de pau, para formar um purê.
    Quando o bacalhau estiver frio desfie-o com as mãos.
  • Leve uma panela ao fogo, junte o azeite e deixe aquecer. Em seguida, adicione a cebola e o alho. Refogue por 4 minutos, mexendo sempre.
  • Coloque o bacalhau desfiado na panela e misture muito bem. Deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Desligue o fogo e deixe esfriar.
  • Misture muito bem o bacalhau com a batata e a farinha. Tempere com sal, pimenta-do-reino e a salsinha.
  • Coloque a farinha de rosca num prato grande. Com as mãos, faça bolinhas com a massa de bacalhau do tamanho que quiser. Empane as bolinhas com a farinha de rosca, cobrindo cada uma muito bem.
  • Coloque o óleo numa panela grande e leve ao fogo para aquecer. Para saber quando o óleo está na temperatura certa, coloque um palito de fósforo dentro da panela. Assim que ele ascender, o óleo estará no ponto.
  • Com uma escumadeira, retire o palito de dentro da panela e coloque alguns bolinhos para fritar. Não encha demais a panela, pois os bolinhos podem grudar. Frite por etapas.
  • Quando os bolinhos estiverem bem dourados, retire-os da panela cuidadosamente com a escumadeira e coloque-os sobre um prato forrado com papel-toalha. Sirva bem quente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui