Publicidade

Por Raíssa Zogbi*

O convite ao autoconhecimento e a busca por uma vida mais saudável, com novos hábitos e o alinhamento da saúde física com a mental ganhou força com a chegada do coronavírus. E sob o gatilho do “inspire, expire e não pire”, que a prática de yoga conquistou espaço no coração e na rotina dos brasileiros.

EOSR0067 3
Imagem: Acervo Pessoal

Para se ter ideia, um levantamento feito pela empresa especializada em marketing digital, SEMrush, mostrou que a busca na internet pelo termo “yoga” cresceu 50% no Brasil durante a quarentena. Além disso, foi registrado crescimento de 124% para “aulas de yoga”, 184% para “como fazer yoga”, 400% para “yoga para iniciantes”, 407% para “yoga online” e 735% para “tapete de yoga”.

E apesar da prática ter adquirido maior visibilidade agora, a yoga é uma filosofia milenar, que vai muito além de posturas e flexibilidade e pode ser praticada por qualquer pessoa, de acordo com Priscilla Leite, dona do maior canal de yoga do Youtube do Brasil. Acompanhe a entrevista.

 

O que é yoga?

Pri Leite Yoga Wild Thing
Pri Leite Yoga. Imagem: Acervo Pessoal

Ainda hoje, existe confusão sobre o que a yoga realmente representa. Muitos ainda acreditam que seja uma religião, enquanto outros apostam ser apenas um exercício físico.  “A yoga é uma prática para alinhar o corpo, a mente e a respiração. Uma prática de autocuidado e de autoconhecimento”, resume Priscilla. Sem exigir muito espaço ou aparelhos, a yoga envolve uma série de posturas, conhecidas como “asanas”, que são realizadas sempre em alinhamento com a respiração. É uma filosofia de vida milenar que envolve princípios éticos e a gestão da energia vital, aliada à meditação. “Não se sabe exatamente quando surgiu, mas existem textos que são de 5 mil anos atrás. É uma técnica milenar, que envolve o corpo físico, mental e a psique humana, e foi feita em Sânscrito, porque ela nasceu na região da Índia e do Paquistão”, afirma.

 

É preciso ter flexibilidade?

PriLeite Yoga Flexibilidade
Flexibilidade. Imagem: Acervo Pessoal

Eis aqui um dos maiores mitos da yoga. “A yoga é uma prática para qualquer pessoa, de qualquer idade, de qualquer tipo de corpo e, na qual você não precisa de muito espaço. Você realmente só precisa do seu corpo, do seu tempo e da sua dedicação. E cada um vai praticar no seu limite”, conta Pri. De acordo com ela, a yoga ajuda a promover o alinhamento do corpo e da mente, além de acalmar o sistema nervoso a partir das técnicas de respiração.

 

Segredo da yoga

Pri Leite Yoga Postura da Aguia
Postura da Aguia. Imagem: Acervo Pessoal

A respiração na yoga é associada à palavra em sânscrito pranayama e compreendida como a extensão da energia vital. Ou seja, essa energia se move a instante por todo o corpo e centros energéticos e, por isso, cria a conexão entre o corpo físico e mental. “A maioria de nós respira errado! Refletimos no dia a dia a má postura em frente ao computador ou o stress, o que resulta em uma respiração incompleta”, conta Pri. Na prática, a respiração do diafragma, conhecida como “respiração consciente”, é desenvolvida. Note a respiração de um bebê: ele estufa a barriga e depois enche o peito. “Na verdade, essa é a respiração que nosso corpo foi desenhado para fazer, mas é prejudicada pela má postura e ansiedade”.

Por isso, para quem deseja iniciar a prática, o primeiro passo é compreender a respiração e sua importância. “Primeiro convido as pessoas a respirar corretamente, que é a respiração consciente, abdominal ou do diafragma. Só isso já faz uma grande diferença na nossa saúde e no nosso bem-estar. Depois, estimulo a leva-la para fora do tapete de forma consciente e aplica-la na nossa vida”, afirma Pri.

Na yoga, existem várias técnicas de respiração. “Chamamos de ‘pranayamas’. Aos poucos, é possível mergulhar nessas técnicas que possuem propósitos diferentes e  envolve um campo mais complexo da yoga”.

 

Benefícios

Crescente
Postura da Crescente. Imagem: Acervo Pessoal

A professora lista uma série de benefícios, desde a boa postura, que interfere na respiração, até condicionamento físico, fortalecimento muscular. Além disso, a yoga contribui para o sistema imunológico, o equilíbrio do sistema hormonal, na circulação e digestão. “A yoga é o equilíbrio perfeito entre a força e o alongamento. Se fazemos uma atividade que só tonifica o músculo, ela acaba prejudicando as articulações, e se a gente faz algo que só alonga, não fortalecemos e condicionamos”, lembra. Em relação à saúde mental, a yoga aumenta a autoestima, ajuda a acalmar e melhora a concentração.  “De forma geral, como eu trabalho com yoga online, eu sempre penso no indivíduo como um todo. Então, quando a gente trata o bem-estar completo da pessoa, isso sim acaba, muitas vezes, tratando dores lombares, insônia, estresse, por exemplo. Yoga é terapêutica, mas não é terapia! É importante entender essa diferença”.

 

Pri Leite

Pri Leite Yoga Gestante
Imagem: Acervo Pessoal

É assim que é conhecida por seus seguidores, que hoje já batem a marca de um milhão no Youtube e 276 mil no Instagram, até o fechamento dessa matéria. Residente nos Estados Unidos, Pri nasceu em Maracaju, uma pequena cidade no Mato Grosso do Sul, rodeada pela natureza, sua grande paixão. Chegou a pensar em fazer faculdade de veterinária, mas foi aí que se descobriu na yoga. “A primeira vez que ouvi falar sobre yoga, eu tinha uns 15 anos, através de um professor da cidade. Mas, não condições de praticar. Então, na faculdade, uma amiga minha me mostrou a saudação ao sol. Ela desenhou para mim as posturas em um papel e eu me encantei”, conta a professora. Depois, passou a mergulhar no universo através do “Bhagavad Gita”, o mais célebre texto sobre autoconhecimento através da yoga da tradição milenar indiana, enquanto praticava artes marciais. “Foi aí que um professor perguntou se eu queria aprender um pouco do que ele sabia, com técnicas de respiração. Me apaixonei e desde então nunca mais olhei para trás”. Passou, então, a fazer cursos e dar aulas gratuitas, sem imaginar que a yoga fosse se tornar sua profissão. “Na minha primeira aula tinha apenas uma amiga. Não tinha a menor noção na época de que acabaria sendo minha profissão, mas quanto mais eu praticava e dava aulas, mais eu percebia que era o que eu realmente queria fazer”.

Pri conta que , depois disso, percebeu que havia um propósito maior em suas aulas: democratizar a yoga e, dessa forma, permitir que mais pessoas se abrissem ao autoconhecimento. Nasceu, então, em 2014, seu canal no Youtube: Pri Leite Yoga.

“Hoje fico muito feliz com o meu 1 milhão de inscritos, principalmente porque é o primeiro canal de yoga no Youtube em língua portuguesa que atingiu essa marca”, conta.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui