Conhecido pelos alertas que tem feito sobre os impactos negativos dos meios eletrônicos no desenvolvimento e na vida social das crianças, o professor da Universidade de São Paulo (USP), Valdemar W. Setzer ministra no sábado, 17 de agosto, na escola Aldeia Akatu, em Campinas, a palestra: “O impacto dos meios eletrônicos na educação, no lar e na escola, e a pedagogia Waldorf, o que fazer?”

Entrevistado nos programas Roda Vida e Provocações, ambos da TV Cultura, Setzer propõe reflexões profundas sobre o momento atual da sociedade e sobre como o homem precisa estar consciente das implicações desencadeadas pelo uso excessivo da tecnologia. Os ingressos devem ser adquiridos na secretaria da escola Aldeia Akatu.

A Escola Associativa Aldeia Akatu oferece a pais, educadores e pessoas interessadas no tema uma reflexão a respeito da relação entre os impactos dos meios eletrônicos e o desenvolvimento do ser humano. Esse enfoque alinha-se com a proposta da escola, que sugue a Pedagogia Waldorf fundamentada na Antroposofia, um método de conhecimento do ser humano e da natureza introduzido pelo austríaco Rudolf Steiner no início do século XX.

Professor da USP
Valdemar W. Setzer

Em sua palestra, Setzer orienta pais sobre o uso excessivo da internet por crianças e adolescentes e alerta sobre o altíssimo risco de criação  de dependência, o perigo de predadores e o excesso de liberdade. Entre outros impactos negativos, estão a dessensibilidade social, excesso de peso e obesidade, indução ao consumismo, diminuição do rendimento escolar, prejuízo para a criatividade, perda da capacidade de concentração, os quais já são apontados como preocupação mundial e entre os principais problemas causados pelo uso excessivo ou precoce da tecnologia. Sobre a dependência, até o Ministério da Saúde já vem fazendo campanhas sobre o tema, assunto que em alguns países já é identificado como doença.

Segundo ele, o papel das famílias e da escola é fundamental para verificar cada aparelho quanto à sua utilidade e forma de utilização educacional, o prejuízo que pode causar e que atitude pais e professores devem tomar frente a ele, especialmente em relação ao comprometimento do pensar, sentir  e querer, base da pedagogia waldorf, e tomar consciência de suas influência de suas reais influências no ser humano.

Mais sobre Valdemar W. Setzer 

Professor titular aposentado, mas ainda ativo no Departamento de Ciências da Computação da USP. É autor de 12 livros técnicos e educacionais no Brasil e no exterior. Tem ministrado inúmeras palestras sobre temas relacionados aos rumos da educação, filosófico e técnicos. Membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Sociedade Antroposófica no Brasil.

Serviço

O impacto dos meios eletrônicos na educação, no lar e na escola, e a pedagogia Waldorf: o que fazer?

Data: 17 de agosto
Horário: das 9h às 12h30
Local:Escola Associativa Aldeia Akatu – Rua João Batista Grigol, 80 A, Barão Geraldo, Campinas – SP.
Investimento: R$ 30 (ingressos na secretaria da escola)
Informações(19) 9-9643-7381 com Silvia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui