A paixão mundial e companheira inseparável do cinema parece ter entrado de vez para a lista de queridinhos dos nutricionistas. E por ser conhecida como petisco e estar sempre relacionada à diversão, ela dificilmente é vista como um alimento saudável. Fonte de fibras, polifenóis, antioxidantes, vitaminas do complexo B, manganês e magnésio, a pipoca une sabor e benefícios à saúde sem esforços. Acredite: aquela porção que você come enquanto assiste a um filme tem cinco vezes mais fibras do que a mesma quantidade, em gramas, de alface! E não para por aí! Um estudo realizado pela Universidade de Scranton (EUA) concluiu que a pipoca tem mais polifenois, proporcionalmente que frutas e legumes, porque tem pouca água em sua composição. Por isso, ela tem alto poder antioxidante e ajuda no combate aos radicais livres, substâncias que aceleram o envelhecimento e contribuem para o aparecimento de alguns tipos de doenças, como o câncer. Se você já tinha bons motivos para amá-la pelo sabor, agora dá para incluí-la no cardápio sem culpa. Basta saber como prepará-la!

Ela é calórica?
(BOX) Calorias da pipoca estourada com manteiga:
1 xícara de pipoca (25 g): 170 kcal
100 g de pipoca: 680 kcal
1 saco de pipoca pequeno (50g): 340 kcal
1 saco de pipoca com manteiga tamanho médio: 680 kcal

(BOX) Calorias da pipoca estourada com óleo:
1 xícara de pipoca: 156 kcal
100 g de pipoca: 625 kcal
1 saco de pipoca pequeno (50g): 312 kcal
1 saco de pipoca com óleo médio: 625 kcal

(BOX) Calorias da pipoca estourada com água:
1 xícara de pipoca: 31 kcal
100 g de pipoca: 124 kcal
Carboidratos: 6,2 g
Fibras: 1,2
Proteínas: 1,1 g
Gorduras: 0,35 g

Forma de preparo saudável:
Todos esses benefícios podem ser anulados de acordo com o preparo da pipoca. E é possível sim estourar pipoca sem nenhum tipo de gordura, apenas com água! É simples: coloque em um recipiente cinco colheres de milho de pipoca, cinco colheres de água, sal a gosto e cubra-o com filme plástico com furinhos para a saída de ar quente. Leve ao micro-ondas por seis minutos, e aumente 30 segundos caso não tenha estourado tudo.

5 benefícios da pipoca:
1 – Ajuda no combate doenças cardíacas
Os polifenóis presentes na casca do milho são poderosos antioxidantes, moléculas que agem no combate aos radicais livres.

2 – Atua como fonte de energia
Rica em vitaminas como tiamina, niacina e vitamina B6, que ajudam a converter os alimentos em energia para o nosso corpo e tem papel importante na produção de serotonina, responsável pelo sono.

3 – Melhora o sistema digestivo e intestinal
A pipoca possui fibras, sais minerais, vitaminas E e do complexo B que estimulam os movimentos intestinais e induzem a secreção dos sucos digestivos.

 4 – Auxilia no controle do diabetes
A farta ingestão de fibras ajuda a regular o nível de açúcar no sangue e a produção de insulina.

5 – Atua na perda de peso por ser rica em fibras e pobre em calorias
As fibras trazem sensação de saciedade e inibe a liberação do hormônio da fome, a grelina. Além disso, possui poucas calorias e, por isso, é indicada para lanches.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

1 × 5 =