Publicidade

Por Mariana Arruda

Esqueça as dietas loucas depois de abusar da má alimentação em um fim de semana. O azeite de abacate promete controlar os marcadores metabólicos como os colesteróis, os triglicerídeos e a glicemia. A revelação é resultado da tese de doutorado da nutricionista Cibele Priscila Busch Furlan, produzida junto à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e concluída na Universidade de Lund, na Suécia.

De acordo com a pesquisadora, o azeite é produzido a partir da polpa. “Utilizamos o abacate da variedade Hass, que é rico em ácidos graxos monossaturados”, explica. Durante a pesquisa, a manteiga foi substituída no café da manhã pelo produto e, entre os resultados, foram observadas a redução significativa e instantânea dos níveis de insulina, glicemia, colesterol, triglicérides, LDL, conhecido como colesterol ruim, e também dos marcadores inflamatórios.

Azeite de Abacate
Cibele Furlan analisando o azeite de abacate

Na opinião de Cibele, esses resultados reforçam a importância da escolha correta quanto à qualidade dos alimentos e principalmente das gorduras, independentemente das calorias dietéticas ingeridas, pois os alimentos com biocompostos – responsáveis por benefícios específicos ao organismo – são fundamentais para melhora dos marcadores biológicos, promoção e manutenção da saúde.

O azeite de abacate pode ser encontrado em lojas de produtos naturais a um preço médio de R$ 40, e, segundo Cibele, deve ser consumido frio.

Adeus diabetes

O azeite cria uma barreira protetora no intestino e impede que os lipopolisacarídeos de bactérias Gram + passem do meio intestinal para o sistema circulatório. Assim, não ocorre a ativação das vias inflamatórias que são uma das causas da diabetes tipo 2.

Azeite de Abacate
Azeite de Abacate

Consumo da fruta

Além do azeite, a nutricionista chama a atenção para as propriedades saudáveis do abacate. Segundo Cibele, as fibras, vitaminas e minerais presentes na fruta também são essenciais para uma vida saudável. “Sem dúvida, comer a fruta traz outros benefícios”, explica.

Maionese de avocado

Azeite de Abacate
Maionese de abacate

Ingredientes:

Polpa de 2 avocados (Hass);
1/2 xícara de azeite de avocado Hass;
Suco de 1 limão;
8 colheres (sopa) de água;
1 colher (chá) de sal;
1 pitada de pimenta do reino;
Ervas a gosto (opcional).

Preparo:

Bata no liquidificador a polpa de avocado com o limão, a água e os temperos. Vá acrescentando o azeite aos poucos e batendo, até virar um creme homogêneo. Se desejar, adicione ervas picadas. Sirva a seguir.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui