Quando se pensa em alimentação saudável, o que geralmente vem à mente é: “quanto mais, melhor”. A verdade é que existem propriedades nos alimentos que, quando combinadas com outras, potencializam os benefícios. A pesquisadora e nutricionista Aline Quissak selecionou uma lista com 10 alimentos que são ainda melhores quando consumidos juntos. Anote!

Cúrcuma e Pimenta do Reino

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A curcumina, presente na cúrcuma (açafrão da terra), é um dos anti-inflamatórios naturais mais poderosos que existe, porém, com baixa absorção pelo organismo. Para aumentar o aproveitamento, a piperina, encontrada na pimenta do reino, potencializa sua captação em mais de 1000 vezes. “A melhor proporção para esse efeito é a cada três medidas de cúrcuma, uma de pimenta do reino”, explica Aline.

Consumo recomendado: uma colher de chá por dia de cúrcuma para efeitos medicinais dessa raiz.

Banana e Nozes

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Essencial para a saúde do coração e da musculatura, a banana está no topo da lista de alimentos para pré-treino, por dar energia e conter fósforo, que auxilia no condicionamento cardiorrespiratório. Porém, sozinha a banana tem pontuação inflamatória no corpo. “Não significa que ela cause mal, mas a melhor opção nesse caso, é consumi-la com nozes, devido ao seu poder anti-inflamatório e a concentração de ômega 3”, alerta.

Consumo recomendado: uma banana com três nozes.

Beterraba e Laranja

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Com grandes quantidades de ferro, a beterraba é indicada para pessoas com anemia ou com dietas veganas. Conhecido como “ferro não heme”, ou seja, um ferro não ativado, ele ganha forças quando aliado à vitamina C. “Se fizer suco use a laranja, se fizer salada opte pelo limão para ativar o ferro que, aí sim, será absorvido pelo nosso organismo”, completa a nutricionista.

Consumo recomendado: Para cada 50g de beterraba, 10g de suco de laranja ou limão.

Cacau e frutas vermelhas

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Esses são dois alimentos que sozinhos já trariam muitos benefícios. Mas, quando os antioxidantes do cacau são combinados ao ácido elágico das frutas vermelhas (morango, amora, mirtilo, framboesa), de acordo com Aline, há uma proteção potente para o tratamento do câncer de mama. “Por regular o estrogênio, essa combinação é ótima para mulheres com TPM intensificada”, lembra.

Consumo recomendado: 100g de morango e 20g de chocolate 70% cacau.

Damascos ou tâmara e coco

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Tanto o damasco quanto as tâmaras possuem um nível elevado de potássio e vitamina A.  “Quando unidos ao potássio, à vitamina A e ao TCM, a gordura do coco, ativamos as sinapses dos neurônios, melhorando a memória, o foco e a concentração”.

Consumo recomendado: dois damascos secos/ ou duas tâmaras com 20g de coco seco.

Shitake, Shimeji e Tomate Cereja

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Os cogumelos têm as suas particularidades nutricionais, com antioxidantes que não são encontrados em outros alimentos. Porém, o organismo nem sempre absorve  essa quantidade de nutrientes. Unidos à quercetina associada e ao licopeno do tomate cereja, essas propriedades são transportadas para o cérebro e para o coração. “Para isso acontecer, eles precisam ser refogados por pelo menos oito minutos”, conta.

Consumo recomendado: uma xícara de chá (metade cogumelos, metade tomate cereja).

Acerola e Melão

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Acerola é a fruta mais anti-inflamatória existente no Brasil. Seu consumo é um poderoso aliado no tratamento de doenças como artrite, artrose, câncer (que não seja de estômago), depressão e até Alzheimer. “Quando juntamos essa fruta ao melão, temos o efeito anti-inflamatório prolongado, graças a glutationa”, alerta Aline.

Consumo recomendado: consumir as frutas de duas a três vezes na semana, para que elas tenham seu efeito durante a semana toda.

Café e Óleo de coco filtrado (TCM)

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O óleo de coco extravirgem possui, entre outras substâncias, uma gordura chamada TCM (triglicerídeos de cadeia média) e quando  filtrado (Lotus de Coco), obtém-se o TCM isolado. Essa gordura é a única que não passa pelo fígado para ser metabolizada, e vai direto para o sistema nervoso central. Ao unir o TCM com a cafeína do café, ele a carrega direto para o cérebro, dando energia rápida para quem consome a mistura. “Essa não é uma mistura termogênica como muitos acreditam, é uma mistura para aumentar o rendimento nos treinos ou dar um ‘up’ em quem está cansado”, alerta.

Consumo recomendado: Para cada xícara (80ml) uma colher de café (5ml). Não recomendado para quem sofre de ansiedade.

Linhaça e semente de abóbora

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As sementes são excelentes fontes para regular o ciclo da mulher. “A linhaça já é uma ‘superfood’, e quando consumida com a semente de abóbora, ela cria um equilíbrio entre progesterona e estrogênio para melhorar o humor e disposição no início do ciclo de menstruação”, finaliza a nutricionista.

Consumo recomendado: uma colher de sopa de cada, do primeiro ao 15º dia a partir do início da menstruação.

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