Por Mariana Arruda

 

churrasco

Que churrasco é uma arte, qualquer brasileiro sabe. Mas, o que faz um simples apaixonado  se tornar um especialista sobre o tema? A Campinas Cafe foi até quem mais sabe sobre o assunto e conversou com Carlos Henrique Bolzani, fundador do Let’s Grill Festival, maior evento de churrasco do interior de São Paulo, e influenciador, ensina receitas para mais de 201 mil seguidores no Instagram. Confira!

Qual a carne ideal para o churrasco? Como prepará-la?

Com essa “gourmetização” das carnes para churrasco, com toda qualidade e cuidado dos produtores dos animais que estão entrando no mercado, acaba ficando até difícil de dizer ou escolher a carne ideal para o churrasco, já que é possível fazer um ótimo assado com praticamente todos os cortes do animal. Porém, o meu corte ideal é o Short Rib, um corte da parte dianteira do animal, mais precisamente do Acém, muito macia e muito rica em sabor.

Atenção: o corte ideal precisa ter pelo menos dois dedos de espessura, ser grelhado na grelha numa distância de 15 cm de uma brasa bem viva, e temperada só com sal e pimenta do reino.

Qual a diferença de usar uma churrasqueira e uma grelha a gás?

A diferença entre usar uma churrasqueira convencional a carvão e uma a gás, é apenas o sabor de fumaça que no gás você não tem. Porém, quase 100% de quem consome às escuras,  passa despercebido no sabor porque o grelhado na churrasqueira fica tão bom quanto.

A maneira de cortar a carne faz a diferença? Por quê?

Rezamos pela regra de que a carne deve ser sempre cortada contra as fibras. Em animais de determinadas raças, isso faz diferença porque as fibras acabam sendo mais resistentes, e ao romper essas fibras com cortes, fica mais fácil na hora da mordida. Porém, em animais com confinamento de qualidade, essa regra de cortar contra as fibras fica para trás, porque cortando contra ou a favor da fibra elas vão ficar macias do mesmo jeito.

Qual o melhor tempero para utilizar nas carnes?

O melhor de todos sempre vai ser o sal, porque é ele que realça o sabor do alimento.

Qual o acompanhamento ideal para um bom churrasco?

Eu gosto de ser diferente quando faço meus acompanhamentos. Eu gosto muito de vegetais grelhados com molho tarê, shitake e shimeji na manteiga com alho poró e castanhas, couscous marroquino com legumes, além do ravioli e fettuccine. Nunca deixo de lado uma farofa crocante de ovos e bacon, mandioca e vinagrete ou até mesmo uma guacamole bem refrescante, o importante é sempre variar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

1 × três =