Publicidade

Por Raíssa Zogbi

Comum nas mesas nordestinas, o inhame vai além de um ingrediente que complementa receitas. O poderoso tubérculo possui diversos benefícios à saúde. Não é a toa que é utilizado com fins medicinais na China, Coreia e Japão desde centenas de anos. De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição da Universidade São Francisco (USF), em Campinas, Aline Castaldi, pela alta concentração de fibras que possui, o alimento tem baixo índice glicêmico, o que o torna indicado para diabéticos. “Os carboidratos e a fibra do inhame retardam a taxa com que os açúcares são liberados e absorvidos pela corrente sanguínea. Além disso, dá sensação de saciedade”, afirma. Você sabia que 100 gramas de inhame possui apenas 97 calorias? Por isso é indicado para pessoas que fazem dieta.O ideal é consumir o inhame cozido, assado ou feito no vapor. Cru aumenta seu potencial alergênico”, completa Aline. Descubra outros benefícios e anote a receita.

Benefícios

Fonte de magnésio, que ajuda no metabolismo dos carboidratos e é um cofator de várias enzimas importantes na produção de energia e de defesas antioxidantes, o inhame ajuda a manter a boa flora intestinal e fortalece o sistema imunológico, já que possui quantidade significativa de vitamina A. “O inhame tem uma quantidade significante de  vitamina B6,  que tem sido muito estudada quando relacionada a síndrome pré-menstrual em mulheres, especialmente em conjunto com a depressão que pode ser desencadeada pela SPM. Uma xícara de inhame em cubos cozidos contém 15,5% do valor diário da vitamina B6 ”, comenta Aline.

Sopa de inhame

inhame
sopa de inhame

 Ingredientes:

Água fervente;
1 colher de sopa de azeite;
1 cebola pequena ralada;
1 ½ dente de alho amassado;
2 xícaras de chá de ervilha orgânica;
2 tomates sem pele em cubos;
2 inhames médios cortados em cubos;
2 cenouras médias cortadas em cubos;
pimenta rosa a gosto;
2 colheres de sopa de manjericão fresco;
Linhaça triturada a gosto;
Gergelim branco a gosto.

Preparo:

Em uma panela adicione metade do azeite e doure a cebola e o alho. Acrescente o tomate, o inhame, a cenoura e o manjericão e refogue. Cubra os legumes com água fervente e deixe cozinhar até que estejam al dente. Desligue e reserve. Depois que amornar, bata no liquidificador até formar um caldo. Em uma outra panela funda refogue a ervilha no restante do azeite e acrescente o caldo do liquidificador. Tempere com sal e temperos. Adicione a linhaça e o gergelim e sirva em seguida.

Principais nutrientes do inhame

Inhame cru (100g):
Calorias – 97 kcal
Carboidratos – 23,2 g
Proteínas – 2,1 g
Gorduras totais – 0,2 g
Fibras – 1,7 g
Cálcio – 12 mg
Magnésio – 29 mg
Fósforo – 65 mg
Ferro – 0,4 mg
Potássio – 568 mg
Zinco – 0,3 mg
Vitamina B1 – 0,08 mg
Vitamina B6 – 0,11 mg
Vitamina C – 5,6 mg

Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos / Taco UNICAMP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

dezesseis − nove =