O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, lançou na quarta-feira, 20 de janeiro, uma campanha publicitária para mostrar aos brasileiros a capacidade do país de promover uma camapanha de vacinação contra a Covid-19. Com duração de um minuto, o filme mostra um conteúdo em formato de protesto, evidencia as desigualdades sociais e geográficas, juntamente com a estrutura de logística usada para a distribuição das vacinas autorizadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O conceito “Brasil imunizado. Somos uma só nação”, está presente no filme e reúne uma pessoa de cada região do país simbolizando a grandiosidade da nação, ao mesmo tempo que representa as dificuldades de realizar uma campanha de vacinação tão gigantesca e cheia de regras. A primeira cena mostra um idoso do sertão em sua casa, tirando uma viola de seu armário e afinando as cordas do instrumento, vizualizando fotos dos amigos, como uma espécie de simbolismo onde o senhor estaria se preparando para voltar a vê-los.
O desafio
Vacinar os brasileiros vai além da saúde, pois trata-se de uma questão social e econômica. O texto do filme ressalta “O Brasil é gigante” e por isso os desafios são tão maiores quanto. As imagens de uma médica com equipamentos de proteção segurando a mão de um paciente, de uma comerciante e de uma professora, são intercaladas com a de uma laboratório de pesquisa e de operação de logística envolvendo membros da aeronáutica, marinha e exército.
Também são mostrados trechos transportando a vacina em aviões e caminhões, além de imagens de profissionais da área da saúde sendo vacinados e pessoas utilizando o aplicativo do Conecte SUS.
Estratégia por trás da campanha
A campanha foi lançada como uma estratégia de comunicação para reafirmar o compromisso do Ministério da Saúde em distribuir a vacina para todo o Brasil. Ao decorrer do filme, é possível notar trechos que ressaltam que a vacinação “vai devolver a confiança para que o sertanejo da primeira cena volte a fazer rodas de viola com seus amigos, para que os médicos possam salvar vidas e professorem voltem às salas de aula”.
Segunda parte
Após a liberação deste filme com o manifesto, está programado para iniciar a veiculação da segunda fase da campanha com a convocação dos grupos prioritários para a vacinação. Por definição do Ministério da Saúde, o primeiro grupo inclui idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência que vivem em instituições, a partir de 18 anos; profissionais da saúde na linha de frente e população indígena vivendo em terras indígenas. A campanha também incentiva a população a baixar o aplicativa Conecte SUS para se informarem sobre a unidade de saúde onde haverá vacinação em sua respectiva cidade.
Assista ao filme.
FICHA TÉCNICA:
Agência: nova/sb
Cliente: Ministério da Saúde
Campanha: Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 em 2021
Direção de Criação: Thomaz Munster
Direção de Arte: Ygor Morato e Adolfo Palhares
Redator: Claudio Leite e Ana Alvarenga
Estratégia digital: Seiki Fabrício
Atendimento Agência: Ana Paula Terra e Paula Passador
Mídia: Estanley Cunha, Thiago Araújo, Amanda Almeida, Artur Barros e Erica Castro
Planejamento: Fernanda Siqueira e João Henrique Alves
Produção gráfica: Ticiana Rocha e Jadson Douglas
RTV: Sayuri Hirako, Rafael Sousa e Vando Oliveira
Gestor de Projetos: Thiago Ramos
Filme “Manifesto”
Produtora de vídeo: Bumerangue Produção
Diretor de cena: Thiago Santos Lima Artimonte
Diretor de Fotografia: Alberto La Salvia
Finalização: Lucas Liberato
Produtora de áudio: Elos Estúdio
Diretor musical: Dito Martins
Mix e Sound design: Flávio Souza