Na busca de deixar para trás os desafios e levar apenas os aprendizados e a esperança para o próximo ano, o Feng Shui potencializa, especialmente diante de um ano desafiador, o desejo de revitalizar a casa para renovar as energias. De origem chinesa, a técnica possui mais de quatro mil anos e carrega em seu nome o significado de “vento” (Feng) e “água” (Shui). Seu propósito é harmonizar as energias dos ambientes da casa e do trabalho de acordo com regras de organização que contribuem para trazer prosperidade, calma e sucesso.

Foto 4 Heloisa
Heloisa Rios. Créditos: Arquivo Pessoal

“É uma arte milenar chinesa em que a força invisível da energia Ch’i é responsável por lugares prosperarem mais que outros. Portanto, a finalidade da arte do Feng Shui é criar harmonia nas construções e nas pessoas que habitam essas construções”, explica a docente de Design de Interiores Senac Campinas, astróloga e consultora de Feng Shui há 19 anos, Heloisa Rios. De acordo com ela, o Feng Shui nasceu a partir da busca dos homens pelas melhores condições de clima, água, vento e vegetação para construir suas casas. Os mestres chineses perceberam, então, que a energia vital, Ch’i, variava de acordo com o ambiente, já que cada um tem sua vibração e, a partir de então, passaram a avaliar a disposição dos móveis, objetos e cores de cada espaço.

Conheça mais sobre a técnica e anote as dicas da especialista para renovar os ambientes nessa virada de ano.

 

Primeiro passo

Baguá

Para praticar o Feng Shui, o primeiro passo é compreender o baguá, um mapa dos centros de energia da residência e dos cômodos, que é organizado em forma de octógono e é dividido em nove segmentos que influenciam a vida.  Essa ferramenta ajuda a identificar as áreas da casa que correspondem a áreas da sua vida. Por exemplo: ao aplicar o baguá na casa, o morador verifica que a área da prosperidade corresponde ao quartinho da bagunça. Assim, é possível que sua vida financeira esteja conturbada.  Mas, como aplicar o baguá? Ele deve ser aplicado sobre a planta baixa do local onde o Feng Shui será praticado. “Nos meus 20 anos como consultora de Feng Shui, pude observar inúmeros fatos que comprovaram os benefícios da harmonização, como melhoria no trabalho, prosperidade em diversas áreas, ampliação e crescimento de empresas, foco nos estudos, pessoas mais criativas, oportunidades de viagens e relacionamentos. Equilibrando o espaço as pessoas com certeza sentirão a diferença e perceberão a energia fluindo”, conta Heloisa. A consultora explica, também, que a técnica é pensada de forma particular através da observação dos espaços externos e internos e das necessidades de cada cliente.

 

Na prática

“Alguns espaços da casa são muito fáceis de aplicar o Feng Shui e você mesmo com pequenas ações no seu dia a dia e na sua organização pode equilibrar as energias”, lembra a consultora. Anote as dicas:

– As portas são as entradas de oportunidades e, por isso, devem sempre funcionar sem barulho;

– Procure ter bons pensamentos quando entrar nos espaços;

– Energia da entrada: tenha plantas naturais próximas à porta;

– Evite colocar grandes móveis bloqueando a visão da entrada;

– Observe nos espaços rachaduras, trincas, algo inacabado e conserte.

– Pesquise quem ocupou o espaço antes de você;

– Doe os objetos, roupas e pertences que não utiliza mais;

– A casa é o espelho da sua vida: cuide com carinho e a mantenha sempre limpa.

Ambientes

– Quarto: a cama deve estar em uma posição que o morador deitado possa ver quem entra. Se você tem uma cama de casal procure colocar na mesa lateral os objetos com mesma altura para manter o equilíbrio. Cuidado com espelhos que reflitam você dormindo. Evite esse posicionamento.

– Banheiro: manter sempre higienizado, organizado e com um aroma escolhido por você. Mantenha o vaso sanitário com a tampa sempre fechada. Coloque ralos que possam ser fechados.

Cozinha: Não converse na cozinha sobre assuntos de doenças, tristes ou que tragam lembranças ruins, isso pode afetar o nosso alimento de forma energética. O fogão é muito importante, porque traz prosperidade. Por esse motivo, deve estar sempre limpo e em pleno funcionamento. Se seu fogão estiver próximo a pia, coloque um objeto de madeira para neutralizar o elemento água. Não deixe a água apagar o seu dinheiro (fogão – elemento fogo).

3 erros energéticos do Feng Shui:

– Portas de acesso muito estreitas dificultando a passagem;

– Manter objetos quebrados ou danificados na área da prosperidade;

– Plantas com espinho nas áreas importantes como relacionamento, trabalho, família e criatividade.

Para o final do ano

“Faça uma limpeza energética nos espaços para afastar o que não foi bom, intensificar o que foi positivo e ser grato as novas oportunidades que virão no próximo ano. Para isso limpe bem o espaço, aromatize com alecrim ou laranja, coloque uma planta natural (com flores ainda melhor), tenha pensamentos bons e deseje com o seu coração todas as suas necessidades. Vibre na energia do amor. Faça uma oração ou fale algumas palavras com gratidão. Agradeça sempre!”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui