O Iguatemi Campinas recebe a partir deste sábado, 14 de agosto, até 17 de outubro, a exposição “Metropolis”, que contempla a participação de dois artistas premiados de renome nacional e internacional: Neno Ramos e Adhemir Fogassa. Enquanto as obras de Neno conduzem a cenas do cotidiano vividas pelas pessoas, as de Fogassa traduzem de forma escultórica a arquitetura na qual elas habitam. O resultado é uma mostra vibrante, colorida, que retrata a vibração das grandes cidades em suas cores e formas.

Neno Ramos em Exposição. Imagem: Divulgação
trabalho de Neno Ramos em exposiºao 2
Neno Ramos em Exposição. Imagem: Divulgação
Neno Ramos em Exposição. Imagem: Divulgação
trabalho adhemir fogassa 3
Adhemir Fogassa. Imagem: Divulgação

“A exposição é um convite para conhecer a trajetória desses dois artistas cosmopolitas que, embora sejam totalmente diversos no que produzem, trazem entre si a linguagem da vida nas grandes cidades, traduzindo em suas artes o cotidiano ao mostrar o lado poético e lúdico do dia a dia na vida urbana,” conta Sueli Pennone, curadora da mostra.

“Metropolis” será a terceira exposição consecutiva realizada no novo Espaço Cultural do Iguatemi Campinas, localizado no primeiro piso, próximo à loja Fast Shop. Desde que foi inaugurado, em outubro de 2020, já expuseram trabalhos no local os artistas Paulo Roberto Giavoni, com a mostra “Reflexão”, e Olívia Niemeyer, que levou para o Iguatemi duas séries de suas pinturas: “Constelações” e “Quarentena de Gaia”.

Neno Ramos em Exposição. Imagem: Divulgação

“O incentivo à arte e à cultura faz parte do DNA do Iguatemi Campinas e ficamos muito felizes em abrir nosso espaço cultural para mais dois grandes artistas”, afirma Janaína Nunes, gerente de marketing do empreendimento.

A exposição “Metropolis” poderá ser visitada gratuitamente de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 12h às 20h.

Sobre os artistas

Neno Ramos começou a pintar profissionalmente em 1994, ano em que começou a trabalhar com a Pop Art, acompanhando os novos tempos e traduzindo suas reflexões sobre eles com temas que nos conduzem a realidade, sem perder a beleza. Atualmente é referência na POP Art no Brasil e no exterior, estando sempre atento aos novos materiais e desenvolvendo novas técnicas, o que torna o seu trabalho singular. Com um lado lúdico apurado, tem seu trabalho baseado em ícones, em imagens fotográficas e cenas do cotidiano.  Além de artista, é ativista cultural, colaborando com o aumento da participação de artistas brasileiros em mostras e feiras   de arte internacionais.

Ramos é delegado exclusivo no Brasil da Société Academique de Arts Sciences et Lettres (França), membro associado da Société Nationale de Beaux-Arts (França) e membro, conselheiro e correspondente no Brasil da Amitiés Internationales André Malraux (AIAM), também da França. Possui obras em vários espaços públicos, inclusive no acervo da AIAM e no Tenniseum – Museu de Roland Garros na França.

Adhemir Fogassa é escultor e produtor de maquetes arquitetônicas e traduz os espaços urbanos das grandes cidades em esculturas que ocupam desde grandes proporções em espaços públicos a menores, colocadas sobre pedestais para serem usadas em residências ou em espaços corporativos. Sua vivência como maquetista sempre lhe exigiu empenho, criatividade e improviso para configurar formas, volumes e materiais. Muito mais do que uma abundante produção de maquetes, cerca de 8 mil ao longo de 40 anos, Fogassa fez dessas peças verdadeiras obras de arte que o consagraram como o maior maquetista do mundo.

Reconhecidamente, a arte e a técnica de Adhemir Fogassa colocam-se como uma das causas atribuídas pela escolha do Brasil como sede para as Olimpíadas de 2016. Devido a uma liminar para que se estabelecesse a localidade dos jogos, Fogassa foi designado por membros do Comitê Olímpico Brasileiro para compor um modelo das possíveis instalações do evento no país. Graças à montagem de uma maquete executada dentro dos seus padrões artísticos, o trabalho externou com criatividade o perfil do Brasil, colaborando com a preferência e a escolha do Rio de Janeiro como sede olímpica.

Serviço

Exposição “Metropolis”, de Neno Ramos e Adhemir Fogassa, no Iguatemi Campinas

Quando: de 14 de agosto a 17 de outubro de 2021

Horário: de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 12h às 20h

Onde: Espaço Cultural no primeiro piso do Shopping Center Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas, SP)

Evento Gratuito