A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil e um dos patrocinadores do projeto de restauro e modernização do Museu do Ipiranga, promove a “Exposição em pílulas”, uma experiência virtual, disponível a toda a população durante o mês da Independência do Brasil, como uma forma de dar acesso ao espaço mesmo com ele fechado e em reforma. As mostras, inéditas, estão dentro de uma plataforma online criada pelo Museu para levar o visitante a um passeio em 3D pelos jardins e pela fachada do edifício histórico. Em uma das mostras, intitulada “Personagens da Independência”, há um acervo de quadros de personagens significativos desse período da História do Brasil, como Dona Leopoldina e Joaquim Lima e Silva; o outro cenário, “Dirigíveis de Santos Dumont”, contempla uma viagem aérea aos jardins e a um acervo pouco conhecido do Museu, mostrando como esse brasileiro já pensava à frente de seu tempo.

A exposição faz parte da campanha Ecos do Ipiranga, que o Museu do Ipiranga promove para comemorar o Dia da Independência do Brasil. Dentro do aplicativo, além de passear pelos ambientes em 3D, também será possível participar de quiz sobre curiosidades do Museu, jogar minigames e conhecer algumas características da fachada do edifício. É possível escolher entre oito avatares com variações de gênero, idade e etnia, além de diversas opções de roupas. O Museu do Ipiranga Virtual surge das pesquisas realizadas pelo EACH – USP em parceria com o Museu e tem apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação da USP.
O aplicativo pode ser acessado pelo e http://museudoipirangavirtual.com.br/ e em breve nas lojas de aplicativos para Android e iOS. A expectativa é atingir mais de 10 milhões de pessoas com essa ação até o final do mês.
Passeio virtual
Desenvolvido todo em 3D, o programa permitirá que o visitante se mova por meio de um personagem e se sinta de fato dentro do Museu do Ipiranga. A sala percorrida e as obras lá disponíveis têm tamanho proporcionalmente fiel ao original e podem ser ampliadas e apreciadas “de perto”. Além disso, os quadros, selecionados por uma curadoria do próprio Museu, trazem informações em texto e áudio.

O passeio pelo icônico jardim de estilo francês, projetado no início do século XX, se dá em um balão com uma visita aérea às imagens de cada um dos dirigíveis expostos e a dados sobre eles e sobre o patrono da aviação brasileira.

“Estamos celebrando o 7 de setembro dando acesso a duas exposições incríveis, mesmo com o museu fechado a visitantes. Para nós, é um prazer poder proporcionar esse incentivo à cultura para a população por meio da junção da história do nosso país com algo inovador, como essa ferramenta em 3D especialmente confeccionada para a ocasião. Estamos muito felizes e satisfeitos com mais essa iniciativa envolvendo o Museu do Ipiranga”, afirma Josemara Tsuruoka, gerente de Marketing Institucional da EMS.

“Entendemos o investimento na cultura como parte indissociável de nossa responsabilidade social e ficamos honrados em ser parceiros de um museu tão reverenciado e relevante para a população brasileira”, completa Josemara.

EMS consolida trajetória de apoio a ações culturais

O laboratório apoia a cultura brasileira e investe em projetos diversos nessa área, incluindo teatro, música, literatura, museus, fotografia, exposições temáticas, concertos nacionais e internacionais. Além de ser uma das patrocinadoras do projeto de revitalização do Museu do Ipiranga, que será entregue à população em 2022, a empresa é parceira do Museu do Futebol em 2020 e do MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo desde 2013. Além disso, é mantenedora, pelo oitavo ano consecutivo, do Mozarteum Brasileiro, uma das mais conceituadas associações culturais do País. Já foi patrocinadora de apresentações da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) do Rio de Janeiro e da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). O laboratório também já patrocinou os espetáculos da Broadway no Brasil “O Fantasma da Ópera”, “A Noviça Rebelde”, “Les Misérables” e “Mudança de Hábito”, além das grandes produções “Chacrinha, o Musical” e “Hebe, o Musical”.

Serviço

O projeto “Exposição em Pílulas” estará disponível em museudoipirangavirtual.com.br de 7 a 30 de setembro de 2020. Para ter acesso à visita, é preciso realizar um pré-cadastro com e-mail e senha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui