Com a chegada da estação mais quente do ano, muitas pessoas aproveitam esta época para pegar uma corzinha, porém é sempre importante lembrar de usar o filtro solar corretamente, principalmente durante o verão.

Segundo pesquisa realizada pelo  farmacêutico, diretor científico do Instituto de Cosmetologia e Ciência da Pele, consultor e pesquisador em Cosmetologia, Lucas Portilho, em 2016, 72,5% da população brasileira não aplicaram o fotoprotetor diariamente. “Vale lembrar que o Brasil é um dos países com mais índices ultravioleta do mundo por se localizar numa região tropical do planeta e onde a exposição solar é uma cultura que está comumente associada a hábitos saudáveis, o que nem sempre é verdade”, afirma Portilho.

Dicas para usar o  protetor solar

Para ajudar você a se proteger neste verão, o farmacêutico e especialista em Cosmetologia, explicou o passo a passo para o uso correto do protetor solar. Confira:

Por que devo usar fotoprotetor?

Segundo o especialista, o protetor solar é a forma mais segura de proteção contra o sol. Ele ainda afirma que a radiação UVA é a principal produtora de radicais livres, sendo capaz de atravessar nuvens, vidros e penetrar profundamente na pele e pode chegar até as células da derme, o que pode causar leões mais simples e câncer. Além de ser o principal responsável pelo envelhecimento precoce e surgimento de manchas e rugas.

E qual FPS devo usar?

Lucas Portilho explica que protetor solar com FPS a partir de 30, protege 97% de absorção da UVB, mas o ideal é optar por fotoprotetores com FPS mais altos como 50, 60 ou 70.

Qual a quantidade recomendada que deve ser aplicada?

Para obter a proteção, segundo Portilho, é necessário aplicar 2 mg. Já no corpo, o recomendável é passar a quantidade de uma colher de café em cada braço e antebraço, duas colheres no torso e duas para as coxas e pernas.

Como e onde devo aplicar?

O especialista orienta que no rosto, deve-se passar uma camada bem generosa de filtro solar e estender até a raiz  do cabelo, orelha, pescoço e nuca, além da região do colo e no V da camisa. Já no corpo, a recomendação é passar antes de colocar a roupa.

Quando devo aplicar o protetor?

Portilho afirma que o ideal é que o fotoprotetor seja aplicado de 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol e a reaplicação deve ser feita em média, a cada duas horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

dois × três =