O queijo é apreciado pelos quatro cantos do mundo. Esse alimento versátil pode ser degustado in natura ou até mesmo em receitas doces, salgadas, cremes e molhos, dando aquele sabor único aos pratos. Para inspirar você no Dia Mundial do Queijo, a Basilar sugere o Penne ao Molho de Queijo e Linguiça, que leva o queijo meia-cura, de sabor acentuado, deixando a receita ainda mais saborosa.

Veja abaixo como é fácil fazer!

Penne
Foto: divulgação

Ingredientes:

  • Para o molho
    – 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
    – 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
    – 2 litros de leite em temperatura ambiente
    – 4 xícaras (chá) de queijo meia-cura ralado
    – Sal a gosto
    – 2 colheres (sopa) de óleo
    – 600 g de linguiça fresca, em rodelas
    – 2 cebolas grandes, cortadas em meia-lua
  • Para a massa
    – 1 embalagem de Penne Basilar (500 g)
    – 1 colher (sopa) de sal
    – 3 talos de cebolinha picados

Modo de Preparo:

Passo 1: Em uma panela, derreta a manteiga e junte a farinha. Em fogo baixo, mexa por alguns instantes até tostar a farinha. Aos poucos, despeje o leite, mexendo vigorosamente para não empelotar. Cozinhe para que encorpe, acrescente o queijo e mexa até obter um molho homogêneo e espesso. Tempere com o sal e desligue o fogo.
Passo 2: Aqueça uma frigideira com o óleo e doure as linguiças. Retire-as e, na mesma frigideira, doure as cebolas. Misture a linguiça, desligue o fogo e reserve.
Passo 3: Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente, acrescente o molho e misture a linguiça acebolada. Polvilhe a cebolinha e sirva em seguida.

Rendimento: 10 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

quatro × 3 =