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Seja durante a semana ou nos finais de semana, no jantar, almoço ou café da manhã, com a família, amigos ou até mesmo sozinho, a pizza é sempre uma boa opção. Principalmente quando é possível fazê-la de uma maneira mais saudável. É o que mostra a chef Renata Monteiro, professora do curso Massas frescas sem glúten”, do Namu Cursos.

De acordo com Renata, existem inúmeras possibilidades de preparar uma pizza saudável e saborosa, utilizando apenas ingredientes do bem. Para isso, é preciso diminuir a quantidade de carboidratos da massa e optar por recheios mais leves. “Substitua a tradicional farinha de trigo por farinhas sem glúten e dê preferência para as que possuem teores de fibras e proteínas mais elevados”, sugere a chef. “Na preparação da pizza, utilize gorduras boas como óleo de coco e azeite de oliva e, para as coberturas, selecione legumes, cogumelos e diferentes tipos de queijos vegetais. Finalize com molho vermelho feito em casa, sem adição de conservantes, corantes e outros ingredientes que são prejudiciais à saúde”, completa.

Por isso, em homenagem a data, dia 10 de julho, o Namu Cursos em parceria com a chef Renata selecionou duas receitas de pizzas saudáveis e livres de glúten. Confira!

Pizza com fermentação 

pizza saudável

Ingredientes:

– 360 ml de água morna

– 1 ½ colher sopa de fermento seco granulado

– 1 ½ colher sopa de açúcar

– 250 g de farinha de arroz

– 100 g de polvilho azedo

– 40 g de amido de milho

– 1 colher de chá de goma xantana

– 1 colher de chá de goma guar

– 1 ½ colher de chá de sal

– 1 colher chá de vinagre

– 2 colheres de sopa de óleo

 

Modo de preparo:

1. Coloque em um recipiente (de preferência de plástico) água morna, açúcar e o fermento;

2. Misture delicadamente e reserve;

3. Quando formar uma faixa de espuma acima do líquido quer dizer que o fermento está ativado e pronto para ser utilizado;

4. Coloque a farinha de arroz, polvilho e amido de milho, goma xantana e a goma guar em um recipiente e misture;

5. Adicione o sal e volte a misturar. 

6. Junte o mix de farinha com o fermento e bata na batedeira;

7. Caso necessário, adicione a água e volte a bater;

8. Adicione o vinagre e azeite e volte a bater;

9. Unte a forma com azeite;

10. Despeje a massa em uma forma;

11. Unte a mão com azeite e espalhe a massa pela forma;

12. Depois que a massa estiver esticada na forma, molhe a mão com água e umedeça a massa;

13. Reserve a massa em um ambiente quente para que ela cresça por 40min/1h;

14. Após a massa fermentar, acrescente o molho e espalhe pela pizza;

15. Pré-asse a pizza por 15/20 minutos;

16. Retire a pizza do forno e recheie com ingredientes de sua preferência;

17. Volte ao forno por mais 10/15minutos.

Pizza com base de batata e farinha 

pizza saudável

Ingredientes:

– 500 g de purê de batata

– 80 g de farinha de arroz

– 80 g de amido de milho

– 2 colheres de chá de azeite

– Sal

– 1 colher de chá de fermento para bolo

Modo de preparo: 

1. Cozinhe a batata com casca em água;

2. Remova a casca e amassar até ponto de purê;

3. Reserve o purê para esfriar;

4. Misture o sal, azeite, um pouco da farina de arroz e um pouco do amido de milho com o purê;

5. Após misturar os ingredientes um pouco, despeje o fermento químico (de bolo) e misture;

6. Passe a massa para uma forma furada;

7. Espalhe a massa na forma;

8. Lave a mão para retirar o excesso de massa;

9. Molhe as mãos com azeite e espalhe com batidinhas o azeite na massa;

10. Leve ao forno até a massa ficar dourada por cerca de 25/30 minutos;

11. Adicione e espalhe uma pequena quantidade de molho para que a massa não amoleça;

12. Adicione o queijo, tomate fresco e orégano seco;

13. Finalize com azeite e sal.

Fontes das receitas: Massas frescas sem glúten – Namu Cursos

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