Nada melhor do que um cafézinho, né? Para algumas pessoas, o dia só começa realmente após o consumo da bebida! Alguns, por exemplo, não abrem mão de um café da manhã em família. Já outros saem correndo e preferem beber a caminho do trabalho. Mas, não há registros históricos oficiais sobre a origem do café. Sabe-se que se trata de uma planta nativa africana, das regiões altas da Etiópia (Cafa e Enária). Após um longo período, o fruto se popularizou na Turquia e chegou ao ocidente, precisamente, na Itália. Mas foi na Holanda que a bebida ganhou força, o país foi o grande responsável pela exportação do café no mundo.

photo 1512568400610 62da28bc8a13 1

Atualmente, o Brasil é um dos principais produtores e exportadores de café do mundo, com cerca de 46 milhões de sacas por ano, seguido da Colômbia, com 14,5 milhões. As maiores produções estão em Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná e Rondônia. Hoje, dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café, a segunda bebida mais consumida do mundo. O grão é o alimento mais consumido entre os brasileiros, ultrapassando até mesmo o popular arroz e feijão. Além disso, o café tem benefícios para saúde, como por exemplo, ajuda acelerar o metabolismo e a queima de gordura, melhora a memória, auxilia no combate a depressão e melhora o funcionamento do intestino. Quer saber como preparar o café coado perfeito? Confira!

photo 1522992319 0365e5f11656 1

  1. Coloque o filtro no coador e encaixe sobre uma jarra ou garrafa térmica.
  2. Coloque 1 litro de água num fervedor e leve ao fogo médio para aquecer. Atenção: não deixe a água ferver, assim que começarem a subir as primeiras bolhinhas desligue o fogo – se a água estiver muito quente pode queimar o pó e deixar o café amargo em excesso.
  3. Regue um pouco da água quente sobre o filtro sem o café – é bem pouco mesmo, apenas para aquecer o filtro e o coador e eliminar qualquer aroma indesejado do papel. Despreze a água.
  4. Coloque dez colheres de sopa de pó de café no filtro umedecido e regue apenas a quantidade suficiente de água quente para umedecer todo o pó. Deixe hidratar por alguns segundos e regue o restante da água, em movimento circular para coar todo o pó por igual. Deixe o café coar sem mexer. Sirva a seguir.

Obs: Se quiser dividir a receita utilize 500ml de água para 5 colheres de sopa de pó de café.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui