O comportamento dos viajantes se transformou profundamente no contexto da pandemia. Com a retomada gradual das viagens de lazer no Brasil, a procura por casas de campo e de praia destinos ‘hiperlocais’, em cidades a até 300 km dos centros urbanos, para ir de carro e manter o isolamento, tem se fortalecido rapidamente. Em muitos casos, são famílias em busca de um refúgio fora da cidade grande, e, ao mesmo tempo, com boa infraestrutura (como conexão à internet, etc), para conciliar férias com a família e trabalho em home-office.
Essa maior presença de viagens para destinos menores, muitas vezes fora do roteiro turístico tradicional, deve permanecer em 2021. Aspectos de limpeza e higienização também ganharam mais relevância na decisão dos hóspedes em relação à estadia, assim como locais com menor fluxo de pessoas e alta rotatividade. Nesse contexto, o Airbnb lançou, em abril, seu Protocolo Avançado de Higienização, desenvolvido com orientação de autoridades sanitárias e especialistas internacionais, como o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças). O Protocolo, em vigor desde junho no Brasil e que inclui especificações sobre como higienizar todos os cômodos de uma casa e um selo para as acomodações, passou a ser solicitado a todos os anfitriões.
Além disso, em agosto, a plataforma reduziu a 16 o número máximo permitido de pessoas por acomodação, para evitar aglomerações e contribuir para estadias responsáveis. E, durante o mês, lançou orientações e boas práticas também para hóspedes, disponíveis no site e com as quais eles devem se comprometer no momento da reserva. As recomendações incluem uso de máscaras e prática de distanciamento social por anfitriões e hóspedes ao interagirem.
Em razão do isolamento durante grande parte de 2020, as pessoas deverão aproveitar as viagens como oportunidades para se reconectar com amigos e familiares de forma segura e controlada em 2021. As viagens serão menos sobre turismo tradicional e mais sobre viver, trabalhar e se conectar com segurança longe de casa.

Confira abaixo 15 cidades brasileiras que se destacam em relação à procura por acomodações no Airbnb para viagens em 2021. Oito delas estão localizadas na Região Sudeste, cinco no Nordeste e duas no Sul do país.

– São Miguel do Gostoso(RN);
– Itacaré (BA);
– Domingos Martins (ES);
– Penha (SC);
– Angra dos Reis (RJ);
– Petrópolis (RJ);
– Carneiros (PE);
– Barreirinhas (MA);
– São Sebastião (SP);
– Ubatuba (SP);
– Piracaia (SP);
– Búzios (RJ);
– Paraty (RJ);
– Urubici (SC);
– Ipojuca (PE).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui