O CLP (Centro de Liderança Pública) se reúne com o prefeito de Campinas (SP), Dário Saad, nesta sexta-feira, 30/04, às 10h, por meio de videoconferência, para apresentar o diagnóstico completo da cidade a partir dos resultados do Ranking de Competitividade dos Municípios 2020. Os dados serão apresentados pelo coordenador de Competitividade do CLP, Lucas Cepeda.

unnamed
Imagem: Divulgação

Os municípios paulistas se destacaram de forma positiva na primeira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, que analisa a capacidade competitiva das 405 cidades com mais de 80 mil habitantes do País. O estado conta com seis cidades entre os dez primeiros colocados: Barueri (1º), São Caetano (2º), São Paulo (3º), Santos (7º), Campinas (8º) e Indaiatuba (9º).

Todos os municípios foram avaliados a partir de 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos e 3 dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros. Os pilares são: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

 

No top 10 entre os mais competitivos do país, Campinas ocupa a sétima posição no pilar de “Inovação e Dinamismo Econômico”. Dentro deste pilar, ocupa a 6ª colocação em “recursos para pesquisa e desenvolvimento científico” e 7ª em “empregos no setor criativo”. Destaca-se também no indicador de “renda média do trabalho formal” e “complexidade econômica”, na 17ª e 20ª posições, respectivamente.

16881534487 2230f34c52 o
Imagem: Divulgação

Outro pilar que merece destaque no município de Campinas é o de “Telecomunicações”. A cidade ficou na 32ª posição geral, com destaque para os seguintes indicadores: “acesso de banda larga” (34ª), “acesso de telefonia móvel” e “acesso de banda larga” (35ª); “alta velocidade” (47ª).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui