Por Raíssa Zogbi

Absolutamente focado e perspicaz, no livro “A Inteligência dos Cães“, de Stanley Coren, o Border Collie está no topo da lista de cães mais inteligentes do mundo! Mas, não é a toa que carrega essa fama. De acordo com o Diretor Geral da Casa da Ovelha, em Bento Gonçalves (RS), Tárcio Michelon, o Border Collie pode não ser a raça mais rápida de se treinar, mas é a que garante resultados mais precisos. “Pela inteligência, pelo insitinto e resultado, a raça é uma das mais recomendadas para o pastoreio. O cão pode fazer qualquer tipo de movimento perto ou longe de seu tutor, ou seja, não são totalmente dependentes do movimento humano”, explica. Entenda como funciona o treinamento desses cães.

Border Collie

Treinamento para pastoreio

Segundo Tárcio, hoje o método utilizado para treinamento de pastoreio do Border Collie se baseia em estímulos racionais, que envolvem o instinto e a linguagem corporal do cão, e começa quando ele atinge um ano de idade. “Começamos com o cão em um espaço reduzido e com poucas ovelhas, para que ele experimente esse convívio e controlamos o comportamento dele. Depois, damos início às regras com linguagem corporal e comando de voz. Já a terceira fase, utilizamos o apito para dar os comandos em espaços maiores”.
Depois de treinado, um Border Collie é capaz de conduzir entre 250 a 750 ovelhas, dependendo do rebanho e da raça e, por isso, acaba por compensar a mão de obra humana. “Depende também das condições e clima. No verão, por exemplo, o calor dificulta a movimentação”, conta Tárcio.

Border Collie

Casa da Ovelha

A Casa da Ovelha está inserida na paisagem da Serra Gaúcha e faz parte dos Caminhos de Pedra, uma iniciativa de resgate histórico de Bento Gonçalves (RS). A fazenda de ovinos leiteiros conta, também, com atrações para toda a família, desde amamentação dos filhotes, até demonstrações de pastoreio com os cães. “Aqui temos oito cães treinados e três em treinamento e lidamos com cerca de 800 ovelhas. Os meu quatro Border Collie particulares também estão por aqui e são cães de campeonatos. Temos o campeão brasileiro, o vice, o campeão sul-americano e o capitão do time da seleção brasileira, compertirá em setembro de 2020”, finaliza Tárcio.

Border Collie

Raio X da raça:

País de origem: Grã-Bretanha
Temperamento: Perspicaz, alegre, inteligente
Porte: Médio (até 20 kg)
Função original: pastor de ovelhas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

5 × dois =