Por Mariana Arruda

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), existem 234,7 milhões de celulares atualmente no Brasil. Eles fazem parte do cotidiano e, portanto, afetam os relacionamentos pessoais e profissionais. Principalmente no mundo corporativo, é importante saber os limites que permeiam o uso do smartphone (celular inteligente) para que não existam ruídos nas relações de trabalho. A redação da Campinas Cafe separou nove situações que mais irritam os nossos colaboradores. Fique de olho!


  1. Se não pode falar, por que atende?

Você liga e a pessoa atende, mas diz que está ocupada. Então, por que atendeu?

  1. Não mande mensagem o dia todo!

O WhatsApp é um canal rápido, mas não precisa ser utilizado com exaustão. Tome cuidado para não alugar demais as pessoas com quem você precisa falar ao longo do expediente. Mais atenção ainda para horários inapropriados.

  1. Áudio com mais de um minuto, nem pensar!

Seja objetivo nos seus recados, cuidado com a prolixidade.

  1. Respire um pouco

Depois de enviar o e-mail ou mensagem, dê um tempo para a outra pessoa conseguir ler e responder. Lembre-se que todo mundo está ocupado com o trabalho.

  1. Chama no privado!

No grupo da empresa, o ideal é apenas mandar mensagem quando o assunto é de interesse de todos. Quando a mensagem for destinada a apenas uma pessoa, é mais eficaz e delicado tratar na mensagem privada!

  1. Não apague a luz!

De acordo com a nossa redação, a opção de tirar a notificação de leitura do WhatsApp não pega bem. É bom saber se a pessoa leu sua mensagem. Concorda?

  1. Chega de bom dia

Cuidado para não mandar gif de bom dia, boa tarde e boa noite no grupo do trabalho. É extremamente desnecessário!

  1. Fale de uma vez!

Chega de mandar uma frase por vez. Procure escrever a ideia completa em apenas uma mensagem.

  1. Siga apenas um canal

Se você recebeu uma mensagem por e-mail, não responda por WhatsApp ou por telefone. É melhor seguir um canal de comunicação para evitar confusões. Use o WhasApp apenas para avisar que já mandou a resposta (por e-mail)!

 De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações, existem no Brasil 234,7 milhões de         celulares que, inegavelmente, influenciam no cotidiano das pessoas (Foto: divulgação)

 

Três dicas de bons modos

Depois de conferir os pontos inconvenientes, elegemos dicas de como utilizar o celular no trabalho. A orientação é da consultora de imagem de etiqueta Ana Vaz, que falou sobre três pontos que merecem a atenção de todo bom colaborador em uma empresa.

1) Dê um tempo do celular

De acordo com Ana, o ideal é esquecer o celular enquanto conversa com alguém. “Nem pense em ficar olhando o aparelho o tempo todo durante um almoço, uma reunião, um atendimento ao cliente. Mais do que isso, tire o aparelho de vista”, explica.

2) Mensagem x Ligação

Além disso, Ana Vaz chama a atenção para a importância de substituir a ligação pelo WhatsApp. “Uma boa maneira é adiantar o tema e, se ainda achar pertinente, sugerir uma ligação, já que as pessoas se sentem importunado por telefonemas na era do Whatsapp”, diz.

3) Coloque Limites

Segundo a consultora, é importante estabelecer horários para acessar o WhatsApp no trabalho para não perder muito tempo. “Para ser mais produtivo também use os áudios e as mensagens rápidas”, finaliza.

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